Sindjus discute a 1ª Conferência Internacional para a Sustentabilidade no Sistema de Justiça com Conselheiro do CNJ, Guilherme Feliciano
O Sindjus se reuniu recentemente com o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Guilherme Feliciano, para abordar a 1ª Conferência Internacional para a Sustentabilidade no Sistema de Justiça, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro. O evento, promovido pelo CNJ, tem como objetivo principal integrar o Poder Judiciário aos princípios de sustentabilidade, reunindo especialistas de renome nacional e internacional.
A Conferência será realizada no Plenário do CNJ e no Auditório Externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e contará com a presença de membros e servidores do Judiciário, advogados, representantes da sociedade civil e demais interessados. Trata-se de um marco importante, onde serão debatidas questões fundamentais relacionadas à sustentabilidade em suas várias dimensões, com enfoque no compromisso do sistema de Justiça com a preservação ambiental, inclusão social e governança responsável.
O Poder Judiciário tem um papel essencial na promoção do desenvolvimento sustentável e na incorporação de práticas que estejam alinhadas com essa agenda global. Para tanto, a Conferência propõe fomentar a conscientização e a ação coordenada entre os diversos atores do setor jurídico e da sociedade civil em temas como economia sustentável, justiça ambiental e inclusão social.
Entre os palestrantes confirmados, destacam-se Paul Clements-Hunt, criador da sigla ESG e um dos idealizadores dos Princípios da ONU para Investimento Responsável (PRI), e Andrew Gilmour, Diretor Executivo da Berghof Foundation e CEO da Laconic, plataforma inovadora de gestão de dados de carbono. Ambos têm uma trajetória significativa em promover práticas sustentáveis no cenário global.
Além disso, o evento contará com a presença dos ministros Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), e Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Um dos momentos mais esperados será a assinatura do Pacto Nacional de Sustentabilidade para o Sistema de Justiça, formalizando o compromisso das instituições judiciárias com um futuro mais sustentável e inclusivo.
A Conferência Internacional para a Sustentabilidade no Sistema de Justiça se consolida como uma oportunidade ímpar para o diálogo sobre como o Judiciário pode contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento sustentável, unindo forças em prol de uma sociedade mais justa e ecologicamente equilibrada.
A presença e participação ativa dos servidores do Judiciário são fundamentais para garantir o sucesso dessa iniciativa.
Portanto, não deixe de marcar este importante evento na sua agenda e conferir a programação completa AQUI.
SAIBA MAIS:
1ª Conferência Internacional para a Sustentabilidade no Sistema de Justiça
Data: 23 e 24 de outubro de 2024
Local: Plenário do CNJ e Auditório Externo do STJ
Inscrições: AQUI
Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.
🔥116 Total de Visualizações