SAIU NA MÍDIA: Portal Congresso em Foco publica artigo do Sindjus que pede extinção da PEC 139/2015 do fim do abono de permanência e conclama apoio à PEC Social
O Portal de notícias Congresso em Foco divulgou nesta quarta-feira (13/11), o artigo escrito pelo presidente do Sindjus, Costa Neto, sob o título: “Não à PEC do fim do abono de permanência e sim à PEC Social”. O texto alerta que a PEC 139/2015, elaborada para extinguir o abono de permanência de servidores públicos que já cumpriram os requisitos para aposentadoria, mas optam por continuar em atividade, “foi uma decisão equivocada da equipe econômica do governo Dilma Rousseff”, analisa Costa Neto, que também destacou que a PEC permanece em tramitação desde 2015. Ele reforça que a medida precisa ser retirada de tramitação pelo governo atual, “pois sua continuidade gera incerteza entre os servidores”, alertou no texto.
No artigo, Costa Neto, enfatiza a injustiça sofrida pelos aposentados: “Esses servidores já contribuíram durante sua vida laboral e, após a aposentadoria, enfrentam novos desafios, como a redução de salário e o aumento das despesas com saúde. Manter essa contribuição sem contrapartida fere os princípios de justiça social. Aposentados, especialmente os idosos, veem sua renda ser corroída por essa cobrança, enquanto enfrentam crescentes despesas médicas, entre outros desafios próprios da idade. Com a expectativa de vida em alta, essa contribuição prolongada só agrava as dificuldades financeiras dos aposentados. A PEC Social propõe a extinção gradual dessa contribuição, reconhecendo o esforço contributivo de toda uma vida de trabalho e aliviando o peso financeiro sobre os aposentados. É uma medida justa e necessária, principalmente diante do envelhecimento da população brasileira, que espera revisão das políticas sociais e previdenciárias.”
Leia a íntegra do artigo, AQUI.
Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.
🔥219 Total de Visualizações