10º Congresso Extraordinário do Sindjus tem início com chamado à unidade
Primeiro dia de trabalho aprovou Regime Interno e apreciou propostas de alterações estatutárias que tiveram destaques
Na tarde desta quinta-feira (21/11), no auditório do Kubitschek Plaza Hotel, em Brasília, aconteceu a solenidade de abertura do 10º Congresso Extraordinário do Sindjus, a aprovação do Regimento Interno do Congresso e o início da deliberação sobre propostas de alterações estatutárias que tiveram destaques.
A mesa da solenidade de abertura foi composta pelo presidente do Sindjus, Costa Neto, pelos vice-presidentes Francisco Xavier e Gisele Sérgio, pelo presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira, pelo diretor de Assuntos Jurídicos e representante da Comissão Organizadora do Congresso, Chico Vaz, pelo diretor do Sindjuf/SE, Gilberto Melo, e pelo coordenador-geral do Sindjuf/PB, Evilásio da Silva Dantas.
Em sua fala, Costa Neto destacou a importância de todos se unirem em torno da apreciação de uma proposta de reestruturação de carreira que contemple todos os servidores do PJU e MPU. Conclamou a todos os presentes pela realização de um congresso baseado no respeito, no espírito de compreensão e no compromisso com o conjunto da categoria.
“Eu acredito que a marca desse novo Plano de Carreira deve ser a unidade. Podemos pertencer a cargos e órgãos diferentes, mas somos todos servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público. Nosso interesse maior deve ser o fortalecimento, aprimoramento e valorização da nossa carreira”, afirmou Costa Neto.
Amarildo Vieira explicou que o momento está bastante propício para se aprofundar essas discussões sobre reestruturação de carreira e tentar fazer um esforço pela convergência. Explicou que hoje a categoria está fragmentada e continua se fragmentando, e que, além disso, os servidores do PJU estão fazendo disputa orçamentária dentro do próprio Judiciário. E tudo isso gera um cenário muito desafiador. Segundo o presidente da Funpresp-Jud, o Congresso do Sindjus pode auxiliar para construir uma união de forças para atender os interesses da nossa categoria. Amarildo explicou que esses momentos de discussão de plano de carreira são muito salutares para que tenhamos esse olhar para todos.
Chico Vaz afirmou que Comissão Organizadora do Congresso trabalhou nos últimos dois meses diuturnamente para que esse evento pudesse estar acontecendo hoje. Afirmou que a categoria já está muito dividida e que o objetivo é que todos saiam contemplados com o resultado deste Congresso. Salientou ainda a importância do comprometimento com a categoria e elogiou a atuação do Conselho de Delegados Sindicais de Base do Sindjus.
O presidente do Sindilegis, Alison Souza, também prestigiou o Congresso do Sindjus, relembrando a parceria de sucesso entre as entidades. Dentre tantas lutas, destacou a campanha do Sindjus e Sindilegis para frear a PEC 32 (Reforma Administrativa). Afirmou ainda que o Sindilegis também está discutindo a reestruturação das carreiras dos servidores da Câmara dos Deputados, Senado Federal e TCU, e que o objetivo é continuar trabalhando juntamente com o Sindjus para trocar informações, dados e experiências a respeito dessas propostas, unindo forças.
Logo após a solenidade de abertura foi composta uma mesa com o coordenador de Assuntos Jurídicos Cledo Vieira, com a participação dos integrantes da Comissão Organizadora Chico Vaz e Wite Villela, juntamente com as advogadas Thailine Lustosa e Aflana Albuquerque, para apreciar os destaques apresentados ao Regime Interno. Após as discussões, o Regimento Interno do 10º Congresso Extraordinário do Sindjus foi aprovado.
E, dando prosseguimento à programação do Congresso, teve início a apreciação das propostas de alterações estatutárias que tiveram destaques.
Importante ressaltar que as discussões transcorreram de forma saudável, num ambiente respeitoso, e que o andamento do primeiro dia do Congresso fluiu muito bem, sendo bastante produtivo.
O Congresso do Sindjus continua nesta sexta-feira (21/11), a partir das 9h, com a continuação da discussão e deliberação das propostas de alterações estatutárias que tiveram destaques.
Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.