Notícias

Sindjus lutou muito pelo concurso CNJ que foi homologado e deve ter nomeações em abril

Uma ótima notícia para os aprovados no concurso do Conselho Nacional de Justiça. O Pleno, no dia 11 de fevereiro, homologou o resultado do concurso CNJ, para técnicos e analistas, realizado em 2024. A nomeação e posse estão previstas para o mês de abril, logo após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA). Após a posse, os novos servidores participarão de um período de ambientação e de um curso de formação.

Esse concurso é resultado do PL 2342/2022, que contou com o apoio do Sindjus. O Sindicato fez um grande trabalho interno no Congresso Nacional em prol da aprovação desse projeto que possibilitou a criação de cargos efetivos e funções comissionadas no Quadro de Pessoal do CNJ.

Desde 2022, quando o projeto chegou ao Congresso Nacional, os dirigentes do Sindjus desenvolveram um amplo trabalho de convencimento de parlamentares, visando a aprovação dessa matéria. Foram inúmeras reuniões com deputados, senadores, chefes de gabinete e assessores parlamentares. O Sindjus angariou apoios importantes de deputados e senadores influentes, bem como de Lideranças, e montou uma verdadeira força-tarefa em defesa desse projeto, que além da criação de cargos e funções comissionadas no CNJ, ganhou emendas em prol de avanços significativos para a nossa carreira, como o NS para técnicos judiciários e a essencialidade dos cargos de Analistas e Técnicos.

Trabalhando com muita seriedade e dedicação, o Sindjus teve um papel decisivo na aprovação de requerimentos de urgência que levaram o PL direto à apreciação do Plenário da Câmara. No dia 10 de maio de 2023, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o PL 2342. Na ocasião, o deputado Rafael Prudente (DF), ao encaminhar a votação em nome do MDB, parabenizou a atuação do Sindjus, na pessoa de seu coordenador geral Costa Neto, na aprovação desse projeto.

No Senado, o Sindjus contou com a contribuição valiosa dos senadores Izalci (DF) e Weverton (MA), que relatou os dois projetos na CCJ. A atuação do Sindjus no Senado resultou na apresentação de relatório favorável à aprovação do PL 2342/2022. No dia 16 de agosto, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal aprovou por unanimidade o PL 2342/2022. O Sindjus chegou a tratar desse tema com o presidente do Senado na época, Rodrigo Pacheco (MG). E no dia 28 de agosto de 2023, o Plenário do Senado Federal aprovou o PL 2342/2022.

O Sindjus atuou fortemente pela sanção integral do PL 2342/22. No dia 21 de setembro de 2023 o Executivo sancionou os dispositivos no PL 2342/2022 que previam a criação de cargos e FCs no CNJ. Paralelo ao trabalho no Congresso Nacional, o Sindjus se reuniu várias vezes com o Secretário e o Diretor-Geral do CNJ, buscando desenvolver um trabalho conjunto pela aprovação desse projeto.

Desde já, o Sindjus, que batalhou muito pela realização desse concurso, no sentido de fortalecer os quadros do CNJ, deseja as boas-vindas aos novos servidores do Conselho Nacional de Justiça, que terão a oportunidade de integrar o maior e melhor Sindicato da nossa categoria de todo o Brasil. Iniciar uma carreira no Poder Judiciário é algo desafiador, mas o Sindjus está pronto para defender vocês!

De acordo com o CNJ, em 2025, serão convocados 54 novos servidores para os cargos de técnico e analista judiciário, para os procedimentos admissionais. Ao todo, o CNJ ofereceu 60 vagas efetivas, além de formar um cadastro de reserva para possíveis nomeações ao longo do prazo de validade do concurso.

Receba as notícias mais importantes!
Faça parte do nosso canal oficial de notícias no WhatsAppQUERO ENTRAR

O prazo de validade do concurso será de dois anos, permanecendo vigente até fevereiro de 2027. No entanto, a seleção ainda poderá ser prorrogada por igual período, a critério do Conselho Nacional de Justiça.

“Vemos com bons olhos a chegada dos novos servidores ao CNJ, pois isso representa mais estrutura e melhores condições de trabalho para toda a categoria. O ingresso desses profissionais é resultado de uma grande mobilização, na qual o Sindjus teve um papel essencial, atuando intensamente para viabilizar esse concurso. A parceria entre o Sindjus e a ASCONJ tem sido fundamental na luta por melhorias para os servidores do CNJ, e seguiremos firmes na defesa da valorização desses profissionais, garantindo que tenham um ambiente de trabalho cada vez mais estruturado e digno, destou a diretora do Sindjus e Presidente da Associação de Servidores do CNJ, Meg Gomes.”

“Parabéns aos novos servidores do CNJ. Sejam muito bem-vindos ao Poder Judiciário e também ao Sindjus, pois juntos somos ainda mais fortes. Será emocionante poder ver, depois de tanta luta, novos colegas tomando posse. O PL 2342/22 mobilizou nossos esforços em 2022 e 2023, e desenvolvemos uma atuação histórica que garantiu vitórias importantes para a nossa categoria e para o fortalecimento do Quadro de Pessoal do Conselho Nacional de Justiça. Temos muito orgulho do que fizemos! E é gratificante ver que o resultado do nosso trabalho continua dando frutos”, exclamou Costa Neto, presidente do Sindjus.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato!

🔥379 Total de Visualizações