Notícias

Sindjus se reúne com senador Izalci para tratar de pautas prioritárias da nossa categoria

Nesta segunda-feira (10/3), o presidente do Sindjus, Costa Neto, se reuniu com o senador Izalci (PL-DF), que tem, em parceria com a Diretoria do Sindicato, atuado incisivamente em defesa das demandas da nossa categoria.

Durante a reunião, Costa Neto apresentou ao senador da República os itens de pauta prioritários da nossa categoria, dentre eles o reajuste salarial para 2026, o plano de reestruturação de carreira, a defesa da Justiça Eleitoral, o PL 4/24 e o PL 2447/22.

O presidente do Sindjus explicou a atuação do Sindicato junto ao STF e CNJ para viabilizar um reajuste a ser implementado em 2026, capaz de repor perdas salariais e contemplar toda a nossa categoria (analistas, técnicos e auxiliares, servidores ativos e aposentados). Costa Neto informou que o DG do Supremo Tribunal Federal, Eduardo Toledo, comprometeu-se a trabalhar um índice de reajuste com base na correção do teto de gastos. A expectativa é de que esse projeto chegue ao Congresso Nacional no mês de agosto desse ano.

Em paralelo, vem sendo debatida no Fórum de Carreira do CNJ a proposta de reestruturação das carreiras dos servidores do PJU, para ser implementada de 2027 a 2030. O Sindjus já entregou ao STF e CNJ as propostas tiradas durante o 10º Congresso Extraordinário do Sindicato, realizado em novembro de 2024.

Costa Neto pediu o auxílio do senador Izalci quando as duas propostas chegarem ao Congresso Nacional, pois o objetivo é angariar o máximo de apoios de parlamentares para que elas tramitem de forma célere e sejam aprovadas em tempo hábil para ser implementadas de acordo com o cronograma estabelecido, ou seja, reajuste em 2026 e Plano de Reestruturação das Carreiras para 2027/2030.

O presidente do Sindjus ressaltou que o mesmo que está sendo discutido para os servidores do PJU deve se aplicar aos servidores do MPU, com as devidas adequações, mas mantendo a essência das propostas que estão sendo discutidas no âmbito do Poder Judiciário.

Costa Neto e o senador conversaram sobre estratégias para que ambos os projetos tenham sucesso.

Justiça Eleitoral
Costa Neto também pediu o apoio do senador ao PL 4/2024, que cria cargos, CJs e FCs na Justiça Eleitoral. Segundo o presidente do Sindjus, esse projeto é providencial para o fortalecimento da JE. E diante dos rumores de que estaria em curso a discussão de propostas de terceirização e sucateamento da Justiça Eleitoral, com a extinção de zonas eleitorais, o PL 4/2024 se torna ainda mais necessário, bem como a atuação do senador e das instituições do país em defesa da Justiça Eleitoral.
Costa Neto, que por muitos anos foi servidor do TRE-DF, explicou ao senador a situação de defasagem da estrutura da Justiça Eleitoral frente ao crescimento do eleitorado e das demandas, e enfatizou que o Sindicato é totalmente contra a precarização da Justiça Eleitoral, com a terceirização e a redução de zonas eleitorais. Para Costa Neto, o caminho do fortalecimento da Justiça Eleitoral se dá por meio da abertura de mais vagas, de novos concursos públicos e da valorização dos servidores de carreira.

Polícia Judicial
Outra matéria que foi colocada como prioridade do Sindjus é a consolidação da Polícia Judicial, tratada no PL 2447/2022, que está aguardando parecer do relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Costa Neto e Izalci discutiram estratégias para quando o PL 2447/2022 chegar ao Senado, visando uma tramitação ágil e uma aprovação sem dificuldades.

Costa Neto considerou a reunião bastante produtiva e agradeceu mais uma vez ao senador Izalci por essa parceria importante que tem feito a diferença no andamento de propostas de interesse da nossa categoria. O objetivo é aprofundar cada vez mais esse trabalho conjunto e seguir atuando com muita responsabilidade e visão estratégica pela pauta dos servidores do PJU e MPU.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

Receba as notícias mais importantes!
Faça parte do nosso canal oficial de notícias no WhatsAppQUERO ENTRAR

🔥485 Total de Visualizações