Somando Pernas para Dividir Impressões

PALESTRA NO TJDFT COMEMORA DIA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

O Núcleo de Inclusão (NIC) do TJDFT promove a palestra “Somando Pernas para Dividir Impressões” no dia 1º de dezembro, às 16h, no Auditório Sepúlveda Pertence. Os palestrantes serão o empresário Weimar Pettengill e o adestrador de cães e deficiente visual Adauto Belli. Eles irão compartilhar as experiências de superação e convivência que tiveram ao ir de Brasília à Paraty numa bicicleta tandem (de dois lugares).

A aventura que passaram juntos rendeu um livro que leva o mesmo nome da palestra. Weimar e Adauto pedalaram 1.700 km, cruzando o planalto central, as veredas do sertão mineiro, a Serra do Espinhaço, o Caminho do Diamante e o Caminho do Ouro, pela Estrada Real. Agora se preparam para atravessar o Pantanal correndo 120 km em apenas um único dia.

A palestra será aberta a todos os servidores e magistrados do Tribunal e contará com dois tradutores de Libras . O evento comemora antecipadamente o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro. Criado em julho de 2009, por meio da Portaria GPR Nº 811, de 3 de julho de 2009, o Núcleo de Inclusão (NIC) do TJDFT é o setor responsável por planejar, implementar e promover ações integradas para viabilizar a efetiva inclusão de pessoas com deficiência nas dependências do Tribunal.

O TJDFT conta hoje com 126 servidores que ocupam vagas destinadas a portadores de deficiência. A inclusão e acesso destas pessoas é fundamental para o TJDFT. Foi pensando nisso que a Presidência do TJDFT montou o NIC, uma iniciativa que se tornou pioneira entre os demais Tribunais, pois o TJDFT foi o primeiro Tribunal a contar com uma estrutura específica para promover a inclusão social das pessoas com deficiência. O NIC é coordenado pela servidora Maria José Barbosa da Silva.

Entre os eventos programados para celebrar o Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, está o Seminário “Poder Judiciário e Acessibilidade: Novo Paradigma de Inclusão da Pessoa com Deficiência”, que acontece dia 02/12, das 9h30 às 18h, no Supremo Tribunal Federal. A equipe do NIC participará.

Sobre os palestrantes do dia 1/12

Weimar Pettengill nasceu em Mato Grosso do Sul, mas é radicado em Brasília. Empresário, esportista e atleta experiente, administra uma agência de eventos esportivos, o desbrava.com e atua na área de comunicação, organização de eventos e treinamento corporativo, com palestras motivacionais e eventos de capacitação e integração de equipes.

Adauto Belli é brasiliense, atleta, deficiente visual e praticante de artes marciais. Após uma séria contusão, e cerca de dez anos de afastamento das atividades físicas, redescobriu o esporte por meio das bicicletas tandem. Participou, nos últimos anos, de algumas das principais provas de mountain bike do Brasil (100km de Cerrado e Iron Biker, entre outras). Pratica, também, corrida de rua.

Serviço:

Evento: Palestra “Somando Pernas para Dividir Impressões”
Local: Auditório Sepúlveda Pertence – térreo do Bloco A
Não é necessário se inscrever

FONTE: TJDFT