Histórico

Histórico

Como surgiu o Sindjus

O final dos anos oitenta e o início dos noventa foram marcados pelo resgate da democracia no Brasil e por ataques neoliberais. Os servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União se reuniam na tentativa de organizar a categoria. A partir da Constituição de 1988 os servidores públicos passaram a ter direito a organizar-se em sindicatos. As associações decidiram que, para conseguir êxito em suas pautas de reivindicações, precisavam unir-se em torno de um sindicato forte e representativo. Foi assim que, no dia 25 de maio de 1990, nasceu o Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no Distrito Federal. A união desses servidores possibilitou a criação do primeiro sindicato unificado do País.

Atuação

Seja defendendo, orientando, assistindo, organizando, protegendo e representando legalmente cada um dos seus filiados, o Sindjus está presente nos mais diversos espaços, como no Judiciário, no Ministério Público, no Congresso Nacional, no Executivo e na sociedade, sempre levantando a bandeira da valorização da categoria. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Sindjus se firmou como um dos sindicatos mais respeitados do Brasil. Além de defender os pontos específicos da categoria, o sindicato está sempre envolvido nas lutas gerais da classe trabalhadora e da sociedade.

Conquistas

As carreiras do PJ e do MPU estão muito melhores hoje do que há vinte anos, quando o sindicato começou a atuar. Três Planos de Cargos e Salários aprovados, reajustes da GAJ e da GAMPU, 11,98%, implantação do AQ, da GAS, da GAE e da Gratificação de Perícia, pagamento dos quintos, reajustes do auxílio-creche e auxílio-alimentação são alguns dos resultados de nossas lutas.

Assessoria Jurídica

Os filiados do Sindjus contam com a qualidade da Assessoria Jurídica do escritório Ibaneis Rocha, sinônimo de conquistas e de credibilidade. Além de ações coletivas, oferece-se um atendimento personalizado para as causas particulares livre de honorários. Os filiados participam de ações coletivas exclusivas do nosso departamento jurídico, como as que dizem respeito à aposentadoria e passivos.

Seguro automóvel

Os filiados do Sindjus e dependentes podem usufruir da segurança e dos benefícios de uma corretora de seguros exclusiva, que é referência de bons serviços no DF. Entre as vantagens oferecidas, descontos especiais na contração ou na renovação do seguro.

Convênio Caixa

O convênio entre Sindjus e Caixa Econômica Federal traz grandes vantagens para os filiados no tocante ao sonho da casa própria. Um sonho facilitado por essa parceria, com juros e prazos especiais.

Cefis

Os filiados do Sindjus e dependentes podem usufruir de uma completa estrutura de lazer no Cefis (Centro de Formação e Integração Sindical), com churrasqueiras, piscinas, quadras poliesportivas, salão de jogos e muita área verde para camping e piqueniques.

Cultura

Os filiados do Sindjus e dependentes participam de várias atrações culturais, com destaque para as festas de aniversário e para o nosso tradicional show de fim de ano. Em datas comemorativas, o Sindjus promove sessões de cinema exclusivas para seus filiados.

Campanhas

Os filiados do Sindjus participam de campanhas culturais, sociais e ambientais produzidas pelo sindicato, que visam transformar a realidade e valorizar o talento dos servidores. Trata-se de um sindicato que batalha pela consolidação da cidadania e para a construção de um mundo justo e sustentável.

Comunicação

O Sindjus prioriza um diálogo direto e transparente com seus filiados, de modo que a comunicação contribui para o fortalecimento das lutas e também como uma prestação de contas da atuação do sindicato. Além de um site, a comunicação do sindicato conta com boletins semanais e outras publicações impressas, redes sociais e campanhas na grande mídia.

Transparência

Compromissado com a transparência, o Sindjus disponibiliza em seu site toda sua contabilidade financeira. Alem disso, possui Conselho Fiscal independente, profissionais especializados e uma empresa de auditoria renomada.

Convênios

O Sindjus firmou parcerias em várias áreas para que seus filiados possam contar com valores e condições especiais de pagamento em escolas, faculdades, especializações, cursos de idiomas, clubes, academias, hotéis, parques de diversão, clínicas, restaurantes (…); e a tendência é que essa rede de convênios se fortaleça e amplie cada vez mais.