TJDFT comemora 50 anos

Tribunal de Justiça do DF inaugura acervo de livros, fotos e peças históricas

O Tribunal de Justiça do DF comemora seu Cinquentenário hoje com uma Sessão Solene no Palácio da Justiça e com a inauguração do Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte.

O local foi cuidadosamente pensado para abrigar livros, fotos, móveis, togas, esculturas e outras peças históricas, além de 16 painéis que vão contar a história do Tribunal desde a década de 60.

A intenção do Tribunal é festejar seu cinquentenário durante todo o ano 2010. Para coordenar as atividades de comemoração, foi instituída, em 2008, uma Comissão especial composta por juízes e desembargadores. Os preparativos para o aniversário integram o Programa Memória do TJDFT, desenvolvido pela Vice-Presidência desde 2007.

Além do Espaço Memória, o Tribunal lançou, no dia 25 de março, como parte das comemorações, o Selo e o Carimbo Comemorativos dos 50 anos do TJDFT. Em edição limitada, eles irão circular até o final de 2010 em todas as correspondências oficiais. O lançamento de selos e carimbos comemorativos é realizado pelos Correios e Telegráfos para homenagear datas, eventos e personalidades, em âmbito nacional e internacional.

O Selo e o Carimbo dos 50 anos do TJDFT trazem a logomarca vencedora de um concurso realizado pelo Tribunal. A imagem remete a uma divisão igual e equilibrada, fazendo referência à balança, um dos símbolos da Justiça. O selo traz ainda a imagem de um ipê amarelo no mapa do Brasil, com a bandeira ao fundo, marca criada pelos Correios, que representa a fauna e a democracia brasileiras.

O TJDFT, no final de 2009, iniciou concurso interno para a escolha da logomarca que seria usada nos seus 50 anos. A marca vencedora foi selecionada entre 19 outras. Como prêmio, o servidor recebeu, em 28 de outubro de 2009, no gabinete do Vice-Presidente, um notebook dado pela Assejus, Associação dos Servidores da Justiça do DF.

SAIBA +

O evento de comemoração será realizado hoje, às 16h30, na Sala de Sessões Plenárias (Pleno), Bloco “D”, Subsolo. O evento terá início com uma Sessão Solene e depois os convidados seguirão para a inauguração do Memorial no 10º andar, do Bloco “A”, do Fórum Milton Sebastião Barbosa.

Fonte: Jornal de Brasília

🔥38 Total de Visualizações