Arte e música: exposição Realismo Fantástico com pinturas de Vasconcellos e recital de piano com Valéria Zanini


O Espaço Cultural Zumbi dos Palmaras da Câmara dos Deputados receberá, entre 2 e 31 de agosto, a mostra “Realismo Fantástico”, de José Vasconcellos, artista plástico mineiro radicado na Dinamarca. As obras, trabalhadas em óleo resina vegetal sobre tela ou madeira, têm como tema a história do homem e de seus símbolos. No dia 3 haverá apresentação de recital de piano com a artista Valéria Zanini, na Sala Martins Pena, no Teatro Nacional.

A arte de Vasconcellos é essencialmente figurativa. Nessa exposição, os retratos, bonecas, famílias e ambientes representados correspondem aos sonhos de pessoas comuns. Alguns trabalhos remetem a releituras de obras famosas, como a tela “As meninas”, pintada em 1656 pelo pintor espanhol Velásquez.

Vasconcellos foi por duas vezes agraciado com o prêmio Legat Dronnings Ingrid Fond, em 1988 e 1990, e com o Prêmio Legat, do Jyllands Post Fond. Tem dois livros escritos sobre sua obra por um dos grandes críticos dinamarqueses, Olé Lindboe, e traduzidos para o inglês. Integrou, de 1979 a 1987, o famoso Grupo Passepartout, que reunia artistas dedicados ao movimento estético conhecido como Realismo Fantástico. Atualmente, integra o Grupo da Galerie Gerly, também vinculado ao mesmo movimento.

Serviços:

– Exposição Realismo Fantástico
Artista: José Vasconcellos.
Período: de 2 a 31 de agosto, das 9h às 17h, inclusive aos finais de semana
Local: Espaço Cultural da Câmara dos Deputados
Abertura: dia 2 de agosto, às 17 horas.
Entrada franca

– Recital
Artista: Valéria Zanini
Data: 3 de agosto, às 21h
Local: Sala Martins Pena do Teatro Nacional
Entrada franca

🔥13 Total de Visualizações