O DIA: Judiciário federal: Cúpula de olho na paralização

Rio – A adesão à greve dos servidores do Judiciário Federal se espalha pelo País e já preocupa a cúpula do Poder. Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), João Oreste Dalazen, se reuniram com o presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, e com o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), relator-geral do Orçamento 2012. O principal assunto da pauta foi o Projeto de Lei 6.613/2009, que trata do reajuste de todos os servidores do Judiciário Federal. E que ainda não tem prazo para ser votado na Câmara.

Por conta disso, ao todo, 15 estados contam com adesões e, até a próxima semana, o número deve subir para 18. No Rio, o movimento é mais forte no TRE e no TRF.

A expectativa é que o reajuste seja incluído na reta final da votação da Lei Orçamentária Anual no Congresso. Essa tática seria usada para evitar pedidos de outras categorias que não foram contempladas com aumento em 2012.

Servidores do Judiciário Federal não têm aumento há cinco anos e os juízes há dois. Nos bastidores, a meta é conceder 5% para os funcionários no próximo ano.