Sinait: Carreiras de Estado organizam o Dia Nacional de Protesto

A União das Entidades das Carreiras Típicas de Estado, reuniu-se nesta quinta-feira, dia 2 de agosto, no auditório do Sinait, em Brasília, para ultimar as providências para realização do Dia Nacional de Protesto das Carreiras Típicas de Estado, no próximo dia 8 de agosto (quarta-feira), às 14h30, na Esplanada dos Ministérios, em frente ao bloco “K” do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MP.

O Ato Público vai reunir milhares de servidores públicos lotados no Distrito Federal, e também integrantes de caravanas que chegarão à Brasília no dia 8. A manifestação tem o objetivo de protestar pela falta de um canal de diálogo com o governo federal, que até o momento não negociou com os servidores, e também contra os Decretos assinados pela presidente da República que cerceiam o direito de greve dos servidores, determinando o corte de ponto e interferem nas atribuições dos integrantes das carreiras típicas de Estado, ao possibilitar a substituição desses por servidores estaduais e municipais.

A urgência dos servidores se justifica em vista do prazo final para enviar ao Congresso Nacional a proposta da Lei Orçamentária Anual – LOA com a previsão orçamentária para 2013, na qual precisa constar a possibilidade de reajuste salarial para as carreiras típicas de Estado. O prazo se encerra no dia 31 de agosto de 2012.

As entidades aprovaram na reunião texto de requerimento de pedido de audiência com o ministro-chefe da Secretaria da Presidência da República, Gilberto Carvalho, também no dia 8 de agosto. A intenção dos servidores é dialogar com a Presidência da República, colocando a Presidente a par das reivindicações das carreiras, demonstrando a importância das carreiras de Estado para o bom funcionamento do país.

Na véspera do evento, dia 7 de agosto, dirigentes do Sinait e das demais representações sindicais, acompanhados dos colegas de todos os Estados, farão visitas aos líderes dos Partidos Políticos no Congresso Nacional, bem como a parlamentares influentes para pedir o apoio e interferência desses junto ao governo, visando o atendimento de nossas reivindicações. Os deputados e senadores serão também convidados a dar o seu apoio no Dia Nacional de Protesto – 8 de agosto.