Delegados sindicais representantes de aposentados discutem ampliação de direitos

Os delegados sindicais representantes de aposentados reuniram-se na tarde desta terça-feira (21) na sede do Sindjus com coordenadores para tratar de assuntos específicos da categoria. O jornalista, analista político e diretor de documentação do Diap, Antônio Augusto Queiroz, foi convidado para fazer uma análise de conjuntura sobre os projetos de interesse dos servidores aposentados e pensionistas que tramitam no Congresso Nacional.

O analista explicou, de forma detalhada, a PEC 555/09, que elimina a incidência de contribuição sobre os proventos de aposentadorias e as pensões pagas pelo regime especial de previdência dos servidores públicos. “Durante a reunião recomendamos ações, pela via política, para corrigir essa injustiça. Os aposentados vão buscar junto aos deputados do DF a apresentação de requerimentos para inclusão de pauta da PEC 555 na ordem do dia do Plenário da Câmara”, sintetizou Antônio Queiroz.

Para o delegado Cícero Soares (MPF), os aposentados querem preservar direitos conquistados com muita luta. “A Lei 11.711/52 continha uma série de direitos que foram extintos pela Lei 8112/90, como a não contribuição previdenciária. A Lei 8112 obriga os aposentados que já contribuíram durante 35 anos de trabalho a continuar contribuindo. E o que teremos como contrapartida, uma segunda aposentadoria?”, destacou o aposentado.

O delegado Reginaldo Pereira Lima (TJDFT) enfatizou a importância da reunião: “Esse encontro foi muito positivo e proveitoso no sentido da garantir voz aos aposentados dentro do sindicato. A reunião de hoje foi uma clara demonstração de que os interesses dos ativos e inativos devem ser tratados com o mesmo empenho pela direção. Estamos no caminho certo”, frisou Reginaldo.