Intensificar mobilização e pressão sobre parlamentares é única via para barrar reformas

Fonte: Fenajufe

Os presidentes da Câmara dos Deputados – Rodrigo Maia (DEM/RJ) – e do Senado – Eunício Oliveira (PMDB/CE) – estão dispostos a tocar o barco das reformas, como quer o mercado, financiador de campanhas eleitorais em todo o país. Mesmo com o governo de Michel Temer (PMDB/SP) ainda gravemente ferido e sangrando, a pauta prioritária é a do interesse do empresariado, como as reformas e a Medida Provisória que reduziu os limites da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, no município de Novo Progresso, no Pará, aprovada no fim de maio pelo Senado.

O apetite das duas casas do Parlamento deixa claro o risco que correm os trabalhadores, principalmente os servidores públicos, que voltam à alça de mira dos congressistas da base de sustentação do governo. O momento é grave e requer mobilização ampla e imediata, intensificada.

É com essa perspectiva de reforço na mobilização contra as reformas que na reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos (Fonasefe), realizada na última terça-feira (31/05), foi deliberado o fortalecimento dos Comitês Estaduais do Fórum, como forma de intensificar a mobilização.

Outra proposta também aprovada foi a levada pela Fenajufe, por meio dos coordenadores Adriana Faria e José Aristeia, de elaborar um documento que denuncie os perigos da aprovação do PLP 116/17, com ampla utilização de e-mail e outdoors, colocados em todo o estado de Sergipe. Nascido da senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE), o projeto quer acabar com a estabilidade do servidor público, baseado em critérios subjetivos e imprecisos de avaliação.

Ainda como parte das medidas de fortalecimento das ações contra os ataques à classe trabalhadora, uma comissão formada por Fenajufe, Andes-SN e Condsef vai elaborar uma carta direcionada às bases, orientando a construção da greve geral e as formas de pressão sobre os parlamentares.

Greve Geral
Outro ponto da pauta debatida pelo Fonasefe foi a realização de greve geral de 24 horas marcada para 30 de junho. As entidades deliberaram elaborar carta às centrais, defendendo a posição.

O relatório final da reunião do Fonasefe pode ser acessado aqui. O fórum volta a reunir-se nesta quarta-feira (07/06).

Agenda das reformas

Reforma Trabalhista – O relatório do relator Ricardo Ferraço (PSDB/ES) será votado nesta terça-feira (06), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Reforma da Previdência – O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM/RJ), anunciou que pretende iniciar as discussões da reforma no plenário entre 5 e 12 de junho.

CPI da Previdência – A Comissão realiza sua 11ª Audiência Pública nesta segunda-feira (05) e a 12ª na quinta-feira (08).

🔥17 Total de Visualizações