Em defesa da JE, Sindjus promove, dia 17, palestras, ato e reunião com servidores no TRE

A luta contra o desmonte da Justiça Eleitoral, desenvolvida pelo Sindjus-DF, ganhará um reforço esta semana. Na quinta-feira (17/08), o sindicato realizará uma intensa programação, incluindo palestras, ato e reunião no auditório do TRE. Para isso, convoca todos os servidores dos cartórios eleitorais, do TSE e do próprio Tribunal Regional Eleitoral.

A agenda começará às 14h30, com a palestra “Terceirização e ameaça ao serviço público, com enfoque na Justiça Eleitoral”. Para falar do tema, o Sindjus-DF convidou o advogado especialista em processo civil e direito previdenciário, Italo Maciel Magalhães. Atuante há 10 anos na esfera sindical e associativa, o advogado é presidente da Comissão de Assuntos Cooperativos da OAB/DF e diretor da Federação Nacional dos Advogados. Também foi presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/DF.

Foto: TRE/Ascom

Em seguida, às 15h, terá início a palestra “Rezoneamento (Extinção de zonas eleitorais) e desmonte da Justiça Eleitoral”, com o advogado do Sindjus-DF Renato Borges Barros. Especialista em direitos do trabalho, previdenciário e processo civil, Barros ocupa atualmente o cargo de presidente da 2ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF (triênio 2016/2018) e de secretário-geral da Comissão Especial de Direito Sindical do Conselho Nacional da OAB. O advogado também foi membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/DF (triênio 2013/2015); vice-presidente da Fundação de Assistência Judiciária da OAB-DF (triênio 2007/2009); e vice-presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário do Conselho Nacional da OAB (triênio 2013/2016).

Ato e escolha de representantes para evento da Fenajufe
Após as duas palestras, oportunidades em que os servidores poderão debater, de forma detalhada, os problemas da JE, será realizado o Ato em Defesa da Justiça Eleitoral, também no auditório do TRE. Na ocasião, dirigentes do Sindjus-DF pretendem ressaltar a necessidade de mobilizar a categoria e a sociedade contra a extinção de zonas eleitorais das capitais e cidades do interior dos estados brasileiros.

Na mesma atividade, serão escolhidos os representantes do Sindjus-DF para o Encontro Nacional da Fenajufe com Servidores da Justiça Eleitoral, marcado para os dia 19 e 20 de agosto, em Brasília. Para o evento, o DF poderá indicar até seis servidores, entre técnico, analista, agente de segurança e chefe de cartório, além de um diretor do sindicato e um aposentado.

O Sindjus-DF espera contar com a participação dos colegas de toda a JE do DF nessa agenda que unirá esforços contra a política de desmonte dos TREs, cartórios e zonas eleitorais, que comprometerá o exercício da cidadania e da democracia pela população brasileira e também a transparência nas eleições e o combate à fraude e aos crimes eleitorais.

🔥23 Total de Visualizações