Sindjus participou de Assembleia Geral Ordinária do Instituto Servir Brasil

O Sindjus, representado pelo coordenador-geral Costa Neto, participou, na manhã desta terça-feira (28/02), de Assembleia Geral Ordinária do Instituto Servir Brasil para eleição da nova Diretoria Institucional e apreciação dos relatórios de atividades e da prestação de contas.

Importante ressaltar que o Sindjus integra a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público – Servir Brasil e o Instituto Servir, criado em 2022 para ser um braço operacional de suporte e de assessoria técnica à Frente.

O relançamento oficial da Frente Servir Brasil será no dia 21 de março, às 15h, no Salão Negro do Congresso Nacional. O parlamentar que presidirá os trabalhos da Frente em 2023 será o deputado André Figueiredo (PDT-CE).

Segundo informado na reunião de hoje, o processo de coleta das assinaturas necessárias para recriação da Frente, que ocorre a cada nova legislatura, está praticamente concluído. Portanto, poderemos contar novamente com esse importante instrumento de luta que tanto tem nos auxiliado na defesa dos interesses do serviço público e dos servidores públicos.

Além do Sindjus, a reunião de hoje teve participação de representantes de diversas entidades que compõem o Instituto, tais como Sindilegis, Sindireceita, Fonacate, Anffa e outras.

O presidente do Sindilegis, Alison Souza, foi eleito Diretor Institucional. E o presidente da Anffa Sindical, Janus Pablo, ficou como Diretor Institucional Substituto.

Alison Souza falou sobre a importância do Instituto, que foi criado para dar todo o suporte necessário para a Frente Servir-Brasil. A intenção é de criar no Congresso Nacional um debate permanente sobre o serviço público brasileiro, que, segundo Alison, precisa ser melhor compreendido. “Muitas vezes, o debate sobre serviço público é contaminado por visões e interesses que não coincidem com o interesse público”.

Para Costa Neto, o Instituto é de vital importância para fortalecer a relação com os parlamentares e facilitar a apresentação das demandas dos servidores e a busca por soluções. “Parabenizo o meu amigo Alison Souza por assumir a Diretoria Institucional, desejando a ele, e a todos nós, sucesso na condução dos trabalhos ao longo deste ano que se inicia. Que possamos, juntos, entidades e parlamentares que compõem a Frente Servir-Brasil em defesa do serviço público, superar os desafios e viabilizar a devida valorização dos serviços e servidores públicos”.

O presidente do Fonacate, Rudinei Marques, afirmou que precisamos de uma Frente perene defendendo o serviço público. Lembrou ainda da necessidade de lutarmos pela reconstrução do Estado.

Após a eleição da Diretoria Institucional, que aconteceu por aclamação, foi apresentada a prestação de contas dos trabalhos do Instituto, de maio de 2022 a janeiro de 2023, destacando números de reuniões, atividades, trabalho da comunicação e atuação jurídica.

Fortaleça o seu Sindicato. Filie-se ao Sindjus!