Sindjus participou do último dia do Seminário Trabalho Decente realizado pelo TST

Os coordenadores do Sindjus Abdias Trajano e Arlete Ribeiro prestigiaram, nesta quinta-feira (3/8), o último dia do Seminário Internacional Trabalho Decente – Proposições para a construção de uma agenda de Saúde e Segurança, Equidade, Proteção à Infância e Erradicação do Trabalho Infantil”, realizado pelo Tribunal Superior do Trabalho. O Sindicato já havia participado da abertura do evento, que aconteceu no dia 1º de agosto, e também no dia de ontem (2/8).

Nesta quinta-feira, aconteceu a exibição do filme Pureza, de Renato Barbieri e estrelado por Dira Paes, que é inspirado em uma história real que retrata a saga de uma mãe que desafiou fazendeiros e jagunços para resgatar o filho da escravidão contemporânea na Amazônia brasileira.

Em seguida, teve uma roda de conversa mediada pelo Coordenador do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, ministro Evandro Pereira Valadão Lopes (TST) e pelo Coordenador do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro, ministro Alberto Bastos Balazeiro (TST), com a participação do cineasta e diretor Renato Barbieri, do jornalista, doutor em Ciência Política pela USP e autor do livro “Escravidão Contemporânea”, Leonardo Sakamato, e da Procuradora do Trabalho e Coordenadora Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do MPT, Lys Sobral Cardoso.

O evento realizado pelo TST foi muito importante para debater e dar visibilidade a um tema que merece a devida atenção. Inclusive, durante o Seminário, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, lançou a Política Judiciária Nacional de Trabalho Decente. A proposta é uniformizar, racionalizar e automatizar procedimentos e processos necessários ao aprimoramento da Justiça do Trabalho e ampliar o acesso à justiça.

🔥114 Total de Visualizações