Sindjus discute Teletrabalho com ministro do TST

O coordenador-geral do Sindjus, Abdias Trajano, esteve reunido com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ives Gandra Martins, com objetivo de discutir o regime de teletrabalho e defender a ampliação da modalidade para os servidores que atuam no órgão. A reunião também contou com a participação da coordenadora Arlete Alves, quando foram trazidos diversos tópicos e informações em defesa do pleito.

Um dos pontos de destaque foi a solicitação para a adoção do regime de teletrabalho para o maior número possível de servidores. Abdias Trajano pontuou que o modelo tem se mostrado altamente vantajoso, trazendo melhorias tangíveis em termos de produtividade e também representando economia para o tribunal.

“Falamos ainda sobre a preocupação com os impactos da Resolução 481 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trouxe mudanças abruptas em relação ao retorno ao trabalho presencial, causando prejuízos consideráveis para os servidores”, disse o coordenador-geral.

Outra questão relevante levantada durante a reunião foi a necessidade de manutenção do regime de teletrabalho no exterior para os servidores que acompanham seus cônjuges. O coordenadores pontuaram que muitos desses servidores já estavam realizando suas atividades nesse formato antes mesmo da Pandemia de Covid-19, e a nova resolução está gerando prejuízos para eles ao exigir o retorno.

Além disso, o Sindjus fez questão de destacar a importância de sua participação ativa na comissão que está trabalhando na elaboração da nova resolução. O objetivo dessa participação é assegurar que a nova regulamentação seja justa tanto para os servidores quanto para a sociedade em geral.

Ao final, o sindicato apresentou uma proposta visando a exclusão do percentual de 30%, determinado pela Resolução 481 do CNJ, para determinados grupos de servidores. O sindicato defende a exclusão desse percentual para pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades, gestantes, lactantes, servidores que acompanham seus cônjuges e integrantes da área de Tecnologia da Informação (TI).
Com o intuito de promover uma abordagem mais abrangente ao regime de teletrabalho, o Sindjus também defendeu a ampliação desse modelo, especialmente em setores que não envolvem o atendimento presencial.

É importante destacar que o sindicato tem tomado outras medidas para garantir a expansão do modelo de teletrabalho para os servidores do Poder Judiciário e MPU. A entidade continuará realizando audiências com o objetivo de alcançar uma resolução que atenda aos interesses dos servidores em relação ao regime.