Sindjus parabeniza Palmas, a capital do Tocantins, pelos seus 35 anos, e em especial aos servidores do Poder Judiciário

A capital do Tocantins, Palmas, celebra neste 20 de maio, o aniversário de 35 anos de fundação. A cidade planejada é pujante e se destaca pela preservação, avenidas largas e modernidade, que encanta visitantes e palmenses. Palmas é uma cidade acolhedora e hoje conta com moradores de diversas partes do Brasil e do mundo, bem como, servidores do Judiciário Federal tocantinense, muitos deles filiados ao Sindjus.

Após o desmembramento do Estado de Goiás, criou-se mais uma Unidade da Federação que herdou aproximadamente 1,100 milhão habitantes, 80 municípios e 20 Comarcas. O Estado do Tocantins foi instalado no dia 6 de janeiro de 1989.

Palmas reserva algumas maravilhas que fazem da cidade um lugar único e especial. É o caso da Praça dos Girassóis, que tem 571 mil metros quadrados, repleta de construções, monumentos e referências culturais e históricas. Entre os monumentos a escultura “Súplica dos Pioneiros”, que fica na ala norte da praça e representa os primeiros moradores de Palmas, com os braços abertos para o céu, simbolizando a vida em um novo lugar.

Outro exemplo de monumento exuberante é o Jacaré de Pedra feito em pedra de granito, com 52 metros de comprimento e aproximadamente 200 toneladas. Apesar do nome do Estado do Tocantins ser derivado da língua Tupi e significar “bico do tucano”, o jacaré é considerado o maior símbolo do Estado e pode ser encontrado com frequência em diversas regiões da cidade, a exemplo desta escultura na Praça dos Girassóis.

Nós do Sindjus, celebramos os 35 anos da Capital Palmas junto com os servidores do Judiciário Federal filiados da base do nosso Estado tocantinense! Que venham mais outros anos de avanços e conquistas das Justiças Federal, Trabalhista e Eleitoral do Tocantins!

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.