Presidente do STM recebe Sindjus, solidariza-se com a greve e reafirma apoio ao PLC 28/15

O presidente do STM, William de Oliveira Barros, diante de uma sequência de acontecimentos que afrontou o direito de greve dos servidores que faziam piquete em frente ao Superior Tribunal Militar, durante essa semana, reuniu-se com os coordenadores do Sindjus, na tarde desta sexta-feira (19/6), afirmando que o ocorrido é uma atitude isolada que não representa a postura da Presidência, uma vez que ele considera a greve um movimento legítimo e é a favor da recomposição inflacionária dos servidores.

Os coordenadores relataram ao presidente o ocorrido e pediram respeito ao movimento paredista. O presidente afirmou que está no STM desde 2007 e que já passou por muitas greves sem que houvesse qualquer problema. Reiterou que o tribunal é civil e que não há qualquer criminalização da greve. Inclusive, já pediu a apuração dos fatos e se comprometeu a conversar com os ministros para tratar desse tema.

Informou que ainda pela manhã, já ciente do episódio, foi até o piquete, onde conversou com o coordenador do Sindjus Epitácio Florentino e com integrantes do comando de greve. Também no dia de hoje (19/6) conversou a respeito desse assunto com o diretor-geral do STM, José Carlos Santos. Assim como na primeira reunião da atual diretoria do Sindjus com o ministro, ele colocou-se à disposição para diálogo e frisou que sua gestão é pela harmonia.

O Sindjus também pediu o indeferimento de qualquer pedido de representação contra qualquer servidor em relação a esse episódio. O presidente garantiu que não tem conhecimento de qualquer representação do tipo e reafirmou que vai apurar o ocorrido. Os coordenadores reforçaram o pedido de apoio ao PLC 28/15. O ministro disse que ouviu do próprio presidente Lewandowski que o projeto está encaminhado.

Além de Epitácio Florentino, participaram da reunião os coordenadores Eugênia Lacerda, José Rodrigues Costa e Junior Alves, além do presidente da Assejumi, Adaglion Aires, e da assessoria do presidente.