Sindjus-DF parabeniza os psicólogos pelo seu dia

Nesta quinta-feira (27/08), no Brasil é comemorado o Dia do Psicólogo, o profissional da área da Saúde que estuda o comportamento humano e ajuda na compreensão da realidade, ajudando a transformar vidas e resolver conflitos.

Em tempos onde a saúde mental/emocional é tão importante, o trabalho dos psicólogos deve ser cada vez mais valorizado. O Sindjus-DF parabeniza todos os profissionais da área, em especial os que atuam no Poder Judiciário e no MPU, colaborando para humanizar a Justiça.

O dia 27 de agosto foi escolhido porque, em 1962, o presidente João Goulart sancionou a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão de psicólogo.

A atuação dos psicólogos ultrapassa os consultórios, marcando presença em escolas, empresas, hospitais, pesquisas, esporte, no serviço público.

No Judiciário e MPU há muitos psicólogos-servidores atuando em uma área onde a Psicologia conversa muito com o Direito.

O Psicólogo Jurídico atua, dentre outros, oferecendo subsídios ao processo judicial e contribuindo para a formulação, revisão e interpretação das leis.

O trabalho dos psicólogos é imprescindível nas Varas de Família e Sucessões, Varas da Infância e Juventude e Varas Criminais, por exemplo, dando todo apoio a questões muito delicadas, buscando alternativas para restaurar o direito violado.

No âmbito do Ministério Público, psicólogos também são essenciais na assessoria de Promotorias de diversos temas (família, violência doméstica, criminais…), produzindo estudos e documentos que embasam as atividades de promotores e juízes.