Sindjus-DF participa de reunião de subgrupo do Fórum de Carreira do CNJ debatendo atualização do Programa Permanente de Capacitação

O Sindjus-DF participou, na manhã de quinta-feira (14/10), por meio de seu coordenador de Assuntos Jurídicos Cledo Vieira, de reunião do subgrupo de trabalho do Fórum Permanente de Gestão de Carreira do CNJ que está discutindo atualizações de portarias.

Com a proposta de nova redação para a portaria que regulamenta o Adicional de Qualificação já em fase de assinatura pelos presidentes dos tribunais superiores e do TJDFT, os integrantes do subgrupo iniciaram hoje a discussão do Anexo III da Portaria Conjunta Nº 3 de 31 de maio de 2007 que dispõe sobre o Programa Permanente de Capacitação dos servidores do PJU. Foi feita a leitura da portaria em questão e levantadas várias observações.

Para Cledo Vieira é importante incentivar a capacitação dos servidores, criando condições deles se aperfeiçoarem em termos de formação: “A Fundação Educacional do Distrito Federal tinha muitos servidores de nível médio e criou, fazendo parcerias com faculdades, condições aos servidores de ingressar em cursos de Pedagogia para qualificar seu quadro. O Poder Judiciário da União tem possibilidade de fazer parcerias de qualidade com faculdades e universidades para criar condições de acesso a cursos de Direito para qualificar seus servidores, investindo na formação que os tribunais precisam. Os tribunais podem direcionar parte de seu orçamento para a viabilização de um programa dessa natureza, oferecendo bolsas e melhores condições para o seu servidor se qualificar. Isso beneficiaria o servidor e a instituição”.

O dirigente do Sindjus-DF ainda chamou a atenção para a necessidade do Conselho da Justiça Federal fazer parte dessas reuniões do Fórum Permanente de Gestão de Carreira do CNJ, uma vez que a realidade da primeira instância é totalmente diferente da vivida nos tribunais superiores. O que se vê no STJ não é o mesmo que se encontra nos TRFs. “O CSJT começou a participar das discussões, mas ainda é imprescindível que haja também a participação de representante do CJF para que possamos ter uma visão mais ampla do que está acontecendo no Poder Judiciário”, afirmou Cledo Vieira.

A próxima reunião desse subgrupo acontecerá no dia 12 de novembro.