Instalada a Circunscrição Judiciária do Núcleo Bandeirante

A última quinta-feira (dia 5) foi dia de festa para a população do Núcleo Bandeirante, que comemorou a instalação oficial da Circunscrição Judiciária da primeira cidade do DF. Com o Fórum de Justiça já em funcionamento, a partir de agora a comunidade local passa a contar também com uma Vara Cível, de Família, Órfãos e Sucessões e uma Vara Criminal, do Tribunal do Júri e dos Delitos de Trânsito, além de dois Juizados Especiais. A solenidade de instalação ocorreu na tarde desta quarta-feira, 4/11, e foi bastante prestigiada.

Em um discurso honroso em homenagem ao Desembargador Hugo Auler – primeiro presidente do TJDFT na capital federal e que empresta nome ao Fórum do Núcleo Bandeirante – o atual presidente, Desembargador Nívio Gonçalves, ressaltou as qualidades do saudoso magistrado, dono de uma cultura jurídica e humanística invejável, que pautou sua vida no respeito às regras sociais de conduta e deu grande contribuição para o progresso da Justiça. O Desembargador José Jeronymo de Souza, presidente do TJDFT à época da instalação do Fórum, em 2006, também foi lembrado e homenageado pelo feito que “abriu as portas da Justiça à população do Núcleo Bandeirante”.

Numa cerimônia recheada de emoção e alegria, um coral de 25 crianças entoou uma canção pedindo paz, Justiça e união às novas gerações. Ao que o Diretor do Fórum, Juiz Asiel Henrique de Sousa, lembrou que essa é a missão do Judiciário e pela qual todos somos responsáveis.

Na ocasião, também foi instalada no Fórum a Sala dos Advogados. A presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, lembrou que a ampliação do Fórum significa a ampliação do acesso à Justiça, que para ser completa precisa se desenvolver baseada no tripé Justiça – Ministério Público – Advogados. “Não estamos diante apenas de uma obra, mas de um complexo que respira cidadania”, declarou.

Além de atender a população do Núcleo Bandeirante, a nova Circunscrição Judiciária atenderá também os moradores da Candangolândia, Park Way e do Riacho Fundo, enquanto o Fórum deste último não for instalado.

Fonte: TJDFT

🔥194 Total de Visualizações