Fenajufe: Coordenadores da Fenajufe se reúnem com deputado Roberto Policarpo para debater PCS

Ex-coordenador geral da Fenajufe coloca seu gabinete à disposição dos servidores, mas ressalta que a luta da categoria é o mais importante

A Fenajufe teve na tarde desta sexta-feira [25] sua primeira reunião com uma liderança histórica do movimento sindical dos servidores do Judiciário Federal e do MPU, que hoje ocupa uma vaga na Câmara dos Deputados. Os coordenadores Zé Oliveira, Jacqueline Albuquerque, Jean Loiola, Cledo Vieira, Hebe-Del Kader e Evilásio Dantas se reuniram com o deputado federal Roberto Policarpo [PT-DF], que foi coordenador da Fenajufe durante quatro mandatos. A pauta do encontro foi a aprovação dos PLs 6613/09 e 6697/09.

No encontro, os coordenadores saudaram o colega de vários anos de militância na Fenajufe pela conquista desse espaço no parlamento e ressaltaram que certamente isso contribuirá para a atuação da Federação nas lutas em defesa dos servidores do Judiciário e do MPU. Eles informaram a Policarpo os contatos feitos essa semana com alguns deputados, visando agilizar o fechamento de um acordo entre o Judiciário, o MPU e o governo federal e a tramitação dos projetos no Congresso Nacional. Também pediram que ele atue nessa frente, junto com outros parlamentares da base governista.

O deputado, que é servidor do TRT da 10ª Região, disse que seu mandato, além de atuar pelas questões específicas do Distrito Federal, terá como uma das prioridades as demandas dos servidores em geral e em especial do Judiciário Federal e do MPU. Policarpo informou aos dirigentes da Fenajufe que tem feito vários contatos e reuniões com representantes do Executivo, do Judiciário Federal e do Ministério Público, com o objetivo de apresentar o seu mandato de parlamentar e nessas oportunidades tem pautado a reivindicação pela aprovação dos PCSs. Um dos encontros já realizados foi com o presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, que, segundo o deputado, se manifestou favorável à aprovação do novo plano de cargos e salários da categoria.

Em relação ao processo de negociação, Policarpo também se comprometeu a contribuir no que for possível para agendar reuniões da Fenajufe com parlamentares e representantes do governo. Na sua avaliação, no entanto, as dificuldades da batalha em defesa dos projetos de reajuste salarial continuarão existindo, com grandes desafios a serem enfrentados pela categoria, mas considerou fundamental esse trabalho da Fenajufe de pressionar para que as negociações entre os Poderes sejam retomadas de imediato. Ele sugeriu, da mesma forma que o deputado João Paulo Cunha [PT-SP], que a Fenajufe apresente uma relação de projetos referentes aos servidores, incluindo os favoráveis e também aqueles que a Fenajufe pretende barrar no Congresso Nacional. O objetivo, segundo ele, é montar um cronograma de atuação em defesa dos servidores.

“É importante destacar que o companheiro Policarpo, agora no cargo de deputado federal, colocou o seu mandato à disposição dos servidores, mas ressaltou que isso não substituirá a mobilização da categoria pela aprovação dos nossos PCSs”, afirma a coordenadora Jacqueline.

Fonte: Fenajufe