Recolher as diferenças para alcançarmos a vitória!

Nossa categoria é marcada por muitas diferenças. Nossa formação acadêmica é bastante variada. Apesar de termos, oficialmente, apenas três carreiras, informalmente temos diferenças de atribuições que podem levar, equivocadamente, ao entendimento de que não fazemos parte de uma mesma categoria.

Em alguns momentos essas diferenças devem ser destacadas e em outros o melhor é buscar o que temos de igual. Estamos há cinco anos sem reajuste salarial. Todos nós, auxiliares, técnicos da área fim e da área meio, analistas da área fim e da área meio, oficiais de justiça e agentes de segurança, estamos com salários muito defasados. Essa grande semelhança é suficiente para que lutemos juntos pela aprovação dos PLs 6613 e 6697 que tramitam na Câmara.

No 6º Congresso do Sindjus, outro tema que também nos dividia foi abordado de forma democrática: a melhor forma de remuneração. Naquele evento, sem nenhum voto contrário aprovamos a equiparação salarial por meio da majoração das gratificações. Para se chegar a essa unidade cada servidor e cada “carreira” tiveram que abrir mão de alguma coisa. Tiveram que entender que ao erguemos uma bandeira única, capaz de mobilizar o conjunto de servidores, todos se fortalecem e saem ganhando. As bandeiras específicas podem e devem ser empunhadas em outro momento.

Como conseqüência do amadurecimento do nosso movimento, temos, a partir de hoje, a concretização do que vamos defender: não será mais o PL 6613 e 6697, originalmente apresentados pelo STF e pelo PGR, mas, o relatório apresentado por Policarpo. No entanto, sabemos que mesmo entoando em uníssono – que é isso o que nossa categoria quer – ainda teremos uma grande batalha pela frente. Porém, já temos algo que nos une e nos motiva a lutar.

Serão guardadas as diferenças, abaixando as bandeiras diferentes – momentaneamente-, e empunhando a luta pela aprovação do relatório do Policarpo que alcançaremos nosso objetivo maior. Por isso, venha para a luta e faça sua parte na aprovação do nosso reajuste.