Expectativa é de que fim do fator previdenciário seja votado hoje. Coordenadores, no Congresso, acompanham.

Os coordenadores do Sindjus, que estão no Congresso Nacional, sentem o clima criado em torno da possível votação ainda hoje (20) do PL 3299/08, que acaba com o fator previdenciário. O fim do fator previdenciário é uma bandeira histórica do Sindjus e da CUT, daí a expectativa de sua votação e aprovação nesta terça-feira.

O Sindjus apoia o fim do fator previdenciário, por considerá-lo uma injustiça, um mecanismo de arrocho das aposentadorias instituído em 1999 pelo governo FHC. O sindicato defende que o fator previdenciário seja substituído pelo fator 85/95, sem idade mínima.

O atual ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, em seu substitutivo propôs a fórmula 95/85, segundo a qual a aposentadoria sem cortes ocorreria quando a soma da idade e dos anos de contribuição do segurado atingisse 95. No caso das mulheres, 85.

Atualmente, o fator previdenciário reduz o valor do benefício para quem se aposenta antes da idade mínima, estipulada em 65 anos para os homens e 60 para as mulheres. Pela proposta 85/95, o trabalhador recebe o benefício integral desde que a soma do tempo de serviço com a idade mínima seja 85 anos para as mulheres e 95 anos para os homens, sem idade mínima.