Fim do Fator Previdenciário deve ser votado hoje (28)

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) promove manifestação nesta quarta-feira 28, em Brasília, para pressionar os parlamentares a votarem pelo fim do fator previdenciário. O ato, que conta com a solidariedade do Sindjus, acontece no mesmo dia em que deve ocorrer a votação do tema na Câmara dos Deputados.

A concentração para o ato da CUT está marcada para as 13 horas, na entrada do Anexo II da Câmara dos Deputados. Em seguida, os militantes vão acompanhar a votação das galerias do Plenário da Câmara. Os coordenadores do Sindjus que estão no Plenário trabalhando pela aprovação da GAJ 100% devem acompanhar o ato.

Pela aprovação da fórmula 85/95

A emenda que será votada é aglutinativa ao substitutivo do deputado Pepe Vargas (PT-RS) sobre o Projeto de Lei (PL) 3.299/08. Assim, será mantida a fórmula 85/95, proposta defendida pela CUT, que estabelece a soma do tempo de contribuição e a idade do trabalhador para a aposentadoria integral. Dessa forma, quando o resultado for 95, para os homens, e 85, para as mulheres, a aposentadoria será 100%.

A emenda estabelece ainda redutor de 2% do benefício para cada ano que restar até atingir a fórmula 85/95 e um acréscimo também de 2% para cada ano que o trabalhador permanecer na ativa após cumprir os requisitos.

Atualmente, para se aposentar, um trabalhador precisa ter 35 anos de contribuição e 63 anos e quatro meses para ter direito a 100% do benefício. Já as mulheres devem ter 33 anos de contribuição e 61 de idade. Com a nova regra, bastaria ao trabalhador atingir o fator 85/95 para ter direito à aposentadoria integral.

🔥17 Total de Visualizações