Assembleia nesta quarta define Plataforma de Lutas da Classe Trabalhadora

Nesta quarta-feira (5/6), às 10h, no Setor Bancário Sul (em frente ao Banco do Brasil), vai ser definida, por meio de Assembleia Geral da Classe Trabalhadora, a Plataforma de Lutas da Classe Trabalhadora de todo o Distrito Federal e também do Entorno. A participação de todos os trabalhadores dos setores público e privado é importante para que juntos possamos decidir quais são as bandeiras gerais de luta que serão empunhadas com destaque nos próximos anos, por meio de mobilizações e campanhas do movimento sindical cutista.

A plataforma que será apresentada durante a Assembleia foi construída em conjunto pelos sindicatos e movimentos sociais, garantindo a pluralidade e diversidade das lutas elencadas. A regulamentação e aplicação da Convenção 151, que trata da negociação coletiva no serviço público, merece o destaque do Sindjus, que atua para viabilizar o diálogo entre a base e as autoridades no sentido de que as conquistas do funcionalismo sejam ampliadas.

“A saúde, a educação e a cultura dos trabalhadores são alguns dos pontos dessa plataforma de lutas que vai apresentar a necessidade de lutarmos por inclusão digital e acessibilidade. Vivemos a explosão do trabalho imaterial e precisamos estar preparados para suas conseqüências. Essa plataforma de lutas deve estar antenada com a nova realidade do trabalho, que traz à tona novos modelos de produção, novas doenças, novos direitos. A CUTDF precisa de uma plataforma em sintonia com as transformações do mundo do trabalho”, defendeu a secretária de comunicação Sheila Tinoco.

Sheila ainda destaca que a campanha pela Lei da Mídia Democrática envolve todos os pontos que serão apresentados, pois só com liberdade de expressão os trabalhadores conseguirão que a realidade de cada luta seja conhecida pela sociedade, de modo a fortalecer a classe trabalhadora. Sendo assim, é importante que todos assinem o requerimento para viabilizar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular.