DG do STM quer diálogo permanente com Sindjus e garante defesa dos servidores

Na tarde desta sexta-feira (2), os coordenadores do Sindjus Jailton Assis, Beto Sampaio, Ana Paula Cusinato e José Oliveira (Zezinho) estiveram reunidos com o diretor-geral do STM, Luciano Teófilo, para dar continuidade à série de conversas que estão sendo realizadas com as administrações de tribunais para discutir a celeridade dos trabalhos e o foco da comissão interdisciplinar, bem como a participação do sindicato nessa mesa.

Antes de iniciar as discussões, o Sindjus formalizou o agradecimento ao ofício nº 204/2014, do dia 25 de março, encaminhado pelo presidente do STM, Cerqueira Filho ao presidente do STF, Joaquim Barbosa, solicitando que o reajuste fosse para todos. O sindicato enfatizou que tal ofício, motivado por um requerimento feito pelo sindicato, foi um dos elementos que colaborou para que o Supremo prometesse criar a comissão interdisciplinar, cuja primeira reunião está prevista para o dia 9.

Nada de convite

Importante dizer que assim como o presidente do TJDFT e o diretor-geral do STJ, o diretor-geral do STM também afirmou que até o momento da reunião o Superior Tribunal Militar não havia sido convidado para integrar a comissão.

Foco e Prazo

Os coordenadores demonstraram preocupação com o foco da comissão, que deve ser a discussão dos salários, uma vez que a categoria já deliberou, por meio de assembleia-geral, que a proposta deve ser encaminhada ao Congresso até o final de maio. O sindicato explicou que a comissão pode e deve discutir carreira, mas que deve dar prioridade à questão salarial.

Participação do Sindjus

Quanto à participação do Sindjus, o DG reconheceu a importância de a entidade sindical ter assento na comissão e ainda perguntou sobre o histórico de participações para ter mais elementos para reforçar essa defesa. Os coordenadores informaram que o sindicato esteve presente nas duas últimas comissões (2005 e 2008).

Diálogo

O DG afirmou ser necessário a existência de um diálogo permanente entre a Direção-Geral e o Sindjus para aprofundar as discussões sobre essa proposta. O sindicato já se comprometeu a apresentar um memorial contendo o contexto dessa luta.