Servidor sua opinião é fundamental: enquete sobre o PL 2648/15

Na última reunião ampliada da Fenajufe, realizada dia 27 de novembro, foi deliberado por busca de melhorias ao PL 2648/15. Em que pese a assembleia realizada no DF, no dia 20 de novembro, ter votado pelo arquivamento do projeto, a maioria entendeu de forma diferente.

Depois da não derrubada do Veto 26, a Fenajufe iniciou uma rodada de conversas com as Administrações, parlamentares, inclusive líderes de partidos para tentar articular as melhorias no PL deliberadas pela categoria, quais sejam: retirada do artigo que prevê reajuste de 25% para CJ´s, redução do tempo de implementação e retirada da absorção dos 13,23%.

No entanto, a única alteração conseguida até agora foi no parcelamento, uma vez que a última parcela de julho de 2019 passaria para janeiro do mesmo ano. O STF encaminhou, no dia 9 de março, um substitutivo ao PL 2648/15 alterando a ordem de pagamento. O primeiro ano contará com três parcelas, em vez de duas, sendo o primeiro reajuste já para abril de 2016 no percentual de 5,18%; o segundo para junho, somando 10,36%; o terceiro para novembro, ficando em 13,47%. Em junho de 2017, será paga a quarta no valor de 17,97%; a quinta parcela em novembro, somando 23,84%; a sexta parcela em junho de 2018, no valor de 27,3%; a sétima parcela, de 31,6%, em novembro de 2018 e a oitava parcela 41,47% em janeiro de 2019. O novo substitutivo mantém o artigo que prevê a absorção do percentual de 13,23% e o que trata do reajuste de 25%, de uma única vez, para as CJ´s.

Clique AQUI para conferir o PLC 2648/15 na íntegra.

Clique AQUI para conferir o substitutivo na íntegra.

Além disso, o cenário de instabilidade política e econômica tem dificultado o avanço do projeto no Congresso, uma vez que todas as atenções estão voltadas para articulações pró e contra o governo e para as pautas de ajuste fical, que implicam, inclusive, em medidas de mudanças nas regras de aposentadoria e até mesmo planos de demissão voluntária.

Diante desse cenário, mais de quatro meses depois da não derrubada do Veto 26 e diante das dificuldades em se avançar nas negociações, o Sindjus quer saber a opinião do servidor sobre os rumos do PL 2648/15.

Uma enquete foi elaborada para ampliar ao máximo o número de servidores respondendo a esse tema. Cada servidor filiado votará uma vez e a consulta estará disponível até o dia 5/04 (terça-feira). O Sindjus quer saber se você é:

1- A favor da aprovação do PL 2648/15, de acordo com o substitutivo encaminhado.

2- A favor da rejeição do PL 2648/15, de acordo com o substitutivo apresentado, caso não se consigam novas melhorias.

Para participar clique AQUI.