Mobilizações contra PEC 287 se concentram, esta semana, no aeroporto de Brasília

Com a proximidade do retorno dos trabalhos no Congresso Nacional, as entidades reunidas no Fórum Nacional de Entidades dos Servidores Federais (Fonasefe) darão início, nesta semana, a uma série de atividades contra a reforma da Previdência – PEC 287/2016 -, em tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e aguarda a criação da comissão especial, destinada a analisar o mérito. A intenção do governo, conforme anunciou o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), é instalar a comissão logo no retorno do recesso, provavelmente nos primeiros dias de fevereiro.

Esta semana, as mobilizações se concentrarão nos aeroportos das capitais. O objetivo é abordar os parlamentares que virão à Brasília e explicar a eles os efeitos nocivos da proposta, considerada a prioridade do governo de Michel Temer neste semestre. Assim, o Sindjus-DF convoca a categoria para participar das mobilizações no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, de 31/01 a 02/02, das 7h30 às 12h. A concentração será no desembarque.

Na ocasião, o sindicato distribuirá o panfleto “Dez motivos para lutar contra a reforma da Previdência”, que pode ser lido aqui.

Reunião ampliada dos SPFs e campanha salarial unificada
No dia 8 de fevereiro, próxima quarta-feira, o Fonasefe se reunirá para preparar a reunião ampliada dos servidores federais, marcada para o dia 9, com a presença de várias entidades nacionais, sindicatos de base e centrais sindicais.

Em relação à campanha salarial unificada de 2017, o Fonasefe também já definiu protocolar junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), no dia 10 de fevereiro, a pauta de reivindicações do conjunto do funcionalismo público federal.

Para o mês de março, a primeira agenda será o Dia Internacional da Mulher, no dia 8, quando haverá um ato nacional, com a participação de várias organizações sindicais, estudantis e sociais.