Auditoria da Dívida Pública será tema de palestra em evento do Sindjus-DF no TRE-DF

Nesta quarta-feira (11/10) véspera de feriado, o Sindjus-DF realizará às 15h, no auditório do TRE-DF, em parceria com a ASTRE-DF, evento que contará com a palestra: “Auditoria da Dívida Pública”, com a auditora aposentada da Receita Federal e coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli. O evento dá continuidade à agenda que o sindicato vem realizando sobre o tema, iniciada no STJ, no último dia 28 de setembro.

Na ocasião, Fatorelli explicou a origem da dívida, formada por títulos podres e outras formas irregulares de contração de dívida, retenção de ativos de bancos privados no Banco Central na ordem de 1 trilhão (18% do PIB brasileiro), com emissão de títulos e pagamento de juros, rombo de 90 bilhões nas contas do Banco Central em operações de swap cambial, e outras coisas mais. Esclareceu, ainda, que, na proposta orçamentária para 2018, a previsão de pagamento de juros e amortizações da dívida pública explodiu de 43,94% em 2016 para 50,66%, ao passo que os recursos para a Previdência serão reduzidos de 22,54% em 2016 para cerca de 19%, demonstrando a sanha do governo em reduzir cada vez mais os recursos da Previdência e transferi-los para os rentistas do mercado financeiro.

A palestra no TRE contará, ainda, com a presença de dirigentes do Sindjus-DF e da ASTRE-DF. O coordenador geral do sindicato e servidor do tribunal, Costa Neto, destaca o convite para que todos os colegas participem desse evento, que tem como objetivo aprofundar as discussões sobre a origem da dívida e seus mecanismos para desviar recursos públicos para o sistema financeiro, na forma de pagamentos de juros, em detrimento de investimentos em áreas sociais e em políticas públicas.

Sobre a palestrante
Maria Lúcia Fatorelli é graduada em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com MBA em Administração Tributária pela Fundação Getúlio Vargas-EAESP. Foi auditoria fiscal da Receita Federal de 1982 a 2010, tendo sido presidente do Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Eleitoral) de 2003 a 2005.

Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida desde 2000, Fatorelli foi integrante da Comissão de Auditoria Integral da Dívida Pública do Equador, de junho de 2007 a setembro de 2008, nomeada pelo presidente Rafael Corrêa.

De setembro de 2009 a maio de 2014, foi assessora técnica da CPI da Dívida Pública na Câmara dos Deputados. Em 2015, foi convidada pela presidente do Parlamento da Grécia, deputada Zoe Konstantopoulou, para integrar o Comitê da Verdade sobre a Dívida Pública, instituído para realizar a auditoria da dívida grega.

Entre as publicações feitas por Maria Lúcia Fatorelli, vale destacar os livros: “Auditoria Cidadã da Dívida: Experiências e Métodos”, publicado em 2013 pela Inove Grá?ca e Editora, com traduções para Inglês, Francês, Grego e Árabe; “A Dívida Pública em Debate: saiba o que ela tem a ver com a sua vida”, também da Inove Grá?ca e Editora; e “Auditoria da Dívida – uma questão de soberania”, feito em 2002 pela Editora Contraponto.

Coloque na agenda e participe
11/10 – Quarta-feira, às 15h
Palestra: Auditoria da Dívida Pública, com Maria Lúcia Fatorelli