Em reunião com secretário-geral do TJ, Sindjus-DF reforça reivindicações

Como parte da agenda de gestões junto ao TJDFT sobre uma série de demandas dos servidores, os coordenadores Costa Neto e Gilmar Paz, também acompanhado dos representantes da Assejus Epitácio Júnior e Ivan de Jesus, se reuniram, na terça-feira (20), com o secretário-geral, Celso Oliveira Sousa Neto. O encontro girou em torno de temas como assédio moral, a situação do restaurante do Fórum de Samambaia e também o reajuste dos auxílios alimentação e creche.

Assédio moral
Na reunião, o Sindjus apresentou a preocupação com o número considerável de denúncias que vem recebendo, de ocorrência de assédio moral em diversos locais do tribunal e dos fóruns, das mais variadas formas possíveis. Eles destacaram que tais situações, segundo relatos dos próprios servidores, têm causado o adoecimento e afetado o desenvolvimento profissional e a autoestima dos envolvidos.

As entidades solicitaram, com isso, a intervenção do TJDFT no sentido de coibir abusos de chefias contra servidores. Celso Oliveira se comprometeu a levar a preocupação ao presidente do TJ e se colocou à disposição para contribuir na solução dos conflitos. Ele explicou, porém, a dificuldade de agir nos casos em que a parte interessada não encaminha o fato concreto para ser apurado. Segundo ele, de forma genérica e sem os fatos detalhados dificilmente a administração terá elementos para adotar providências.

Celso Oliveira sugeriu que as entidades encaminhem os casos para o Comitê de Ética, criado recentemente. Outra possibilidade é enviar as denúncias para a Ouvidoria, que se se encarrega de remetê-las para os setores competentes.

O Sindjus-DF se comprometeu a enviar as denúncias para a administração do TJDFT, com a anuência dos servidores, e solicitou especial atenção ao pleito, uma vez que o problema atinge diretamente a saúde dos servidores. Também foi debatida a possiblidade de adotar ações preventivas, que poderão ser realizadas conjuntamente pelo Sindjus-DF e pelo TJDFT, por meio de palestras, seminários, elaboração e distribuição de cartilhas, dentre outras formas de abordagem para resolver o problema.

Restaurante
Em relação ao restaurante do Fórum de Samambaia, o sindicato apresentou reclamações dos servidores sobre rumores de que o espaço será desativado e que, no local, será instalada uma lanchonete sem estrutura para oferecer refeições. Os coordenadores do sindicato avaliaram que tal medida, caso se confirme, prejudicará um número significativo de servidores que precisam fazer suas refeições no local.

O secretário-geral falou dos problemas contratuais e de licitação para garantir a instalação de restaurantes e lanchonetes nas dependências do tribunal e dos fóruns e informou que, inclusive, empresas têm desistido de prestar os serviços.

Sobre esse ponto, o secretário de Administração Predial também se manifestou, explicando que as normas técnicas e condições exigidas pela Vigilância Sanitária e outros órgãos governamentais não permitem a manutenção do restaurante. Outro problema, segundo os representantes do órgão, se refere ao alto custo dos investimentos para transformar o local em restaurante, fazendo com que as empresas não tenham interesse no processo licitatório.

O diretor da área de administração predial garantiu que os servidores podem ficar tranquilos, pois a administração do TJ está estudando uma forma de solucionar o problema, sem prejudica-los. Ele disse, ainda, que mesmo que o local passe a ser ocupado por uma lanchonete, esta poderá servir refeições individuais.

Reajuste dos auxílios
O último ponto tratado na reunião foi o reajuste dos auxílios alimentação e creche. Os representantes do Sindjus e da Assejus solicitaram ao secretário-geral informações sobre o reajuste e reivindicaram que o TJDFT dê o mesmo tratamento que o STF e a PGR deram ao caso, quando concederam o reajuste aos seus servidores.

Como resposta ao pleito dos dirigentes, Celso Oliveira informou que estão sendo feitos estudos orçamentários e que a administração se manifestará em breve sobre o assunto.