Sindjus-DF acompanha leitura do voto complementar do relator da PEC 06 no plenário da Comissão Especial

O coordenador-geral do Sindjus-DF e da Fenajufe, Costa Neto, acompanhou, nesta terça-feira (2/7), no plenário 2 da Câmara dos Deputados, reunião da Comissão Especial da PEC 06, na qual o relator da matéria, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), leu a complementação de seu voto. O voto complementar deixa fora do texto as regras para servidores de Estados e municípios, no entanto, continua penalizando os servidores públicos federais nos itens: alíquota progressiva, pensão por morte, transição com pedágio de 100%, idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

A leitura do voto complementar deu sinal verde para o início da votação da proposta, que deve ter seu calendário definido em reunião convocada pelo presidente da comissão, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), com os coordenadores de bancada, a acontecer às 11h desta quarta-feira (3/7). Se houver acordo entre a maioria dos partidos, é possível que a sessão de votação comece ainda na quarta ou na quinta.

A leitura do voto complementar não encerra as negociações. Na manhã de hoje, por exemplo, haverá, na residência oficial da Presidência da Câmara, reunião com representantes de centrais sindicais.

A esperança de reverter as maldades do governo contidas no texto está nos destaques, que já ultrapassam uma centena. Até ontem, eram 109 (24 de bancada e mais 85 individuais). O presidente da comissão informou que trabalha para diminuir o número de destaques. Marcelo Ramos quer que partidos que apoiam a reforma retirem seus destaques.

O Sindjus-DF convoca os servidores do Poder Judiciário e do MPU a se somarem aos diretores no trabalho incessante dentro do Congresso Nacional, acompanhando as atividades e pressionando os deputados a enterrarem a PEC 06/19. O nosso objetivo principal é o arquivamento da Reforma da Previdência, pois uma CPI, realizada em 2017 pelo Senado, já provou que o déficit previdenciário que o governo utiliza para empurrar essa reforma a qualquer custo não existe. O único objetivo da PEC 06/19 é o desmonte da Previdência Social, dilapidando um patrimônio do povo brasileiro.