Sindjus-DF protocola na CMO pedido de inclusão de valores para reposição salarial dos servidores do PJU e MPU

Na tarde de quinta-feira (16), o Sindjus-DF protocolou ofício ao deputado federal e relator-geral do Orçamento, Hugo Leal (PSD/RJ), para solicitar a inclusão de valores no Orçamento para possibilitar a reposição salarial dos servidores do Poder Judiciário Federal e do Ministério Público da União, como forma de repor a inflação e as perdas salariais acumuladas nos últimos anos.

Os últimos planos de carreira do PJU e do MPU foram aprovados em 2016, pelas Leis 13.316/2016 (MPU) e 13.317/2016 (PJU), após a maior greve da história da categoria, que durou cerca de 165 dias, e depois de se aguardar 10 anos da concessão do último plano de carreira que foi aprovado em 2006, e que sequer repuseram as perdas salariais do período.

Portanto, além da categoria não ter conseguido sequer repor integralmente as perdas do período de 2006 a 2016, amarga mais um achatamento salarial com a política do atual governo que não concedeu qualquer recomposição salarial posterior que compensasse as perdas anteriores e muito menos a inflação do período de 2016 a 2021, que somadas já ultrapassam os 50%.

Segundo o coordenador-geral do Sindjus-DF, Costa Neto, os servidores públicos e em especial os do PJU e MPU necessitam com urgência de reajuste para repor as perdas inflacionárias e reparar a injustiça praticada nos últimos anos com todas as categorias do serviço público. Para ele, “as perdas são incalculáveis e precisam ser reparadas.

Além da categoria do PJU e MPU amargar mais de 50% de perdas salariais nos últimos anos, o governo ainda impôs um aumento abrupto e injusto das alíquotas previdenciárias, fato que significou um verdadeiro confisco dos salários e comprometeu ainda mais a subsistência dos servidores e de suas famílias, sem contar com a pandemia de Covid-19 que agravou ainda mais essa situação. Vamos continuar trabalhando firmemente para exigir que essa injustiça seja reparada”.

O Sindjus-DF continuará atento e comprometido com a luta em defesa da necessária reposição salarial dos servidores públicos. Além do trabalho junto à Comissão do Orçamento, o Sindjus-DF irá deflagrar uma intensa campanha de mobilização por um novo plano de cargos e salários junto à Comissão de Carreira do CNJ e às cúpulas do Poder Judiciário Federal e do MPU.

Filie-se ao seu sindicato e fortaleça a luta em defesa dos servidores e do serviço público.

🔥2.8 K Total de Visualizações