Sindjus se reúne com deputada Celina Leão (PP/DF) para tratar de recomposição salarial, NS, Quintos e Reenquadramento de auxiliares

Os coordenadores do Sindjus Costa Neto e Cledo Vieira se reuniram na tarde desta terça-feira com a deputada Celina Leão. Na pauta recomposição salarial (PLs 2441 e 2442), a derrubada do Veto 51 (NS), inclusão de emendas para manutenção definitiva do recebimento dos Quintos aos servidores, sem qualquer tipo de absorção futura, bem como para o reenquadramento dos auxiliares remanescentes.

Recomposição salarial e reenquadramento dos auxiliares

Logo no início da reunião, Celina Leão confirmou aos coordenadores do Sindjus que será a relatora do PL 2442 (MPU) na Câmara dos Deputados. Indagada sobre a possibilidade de relatar também o PL 2441 (PJU), a deputada esclareceu que vários parlamentares já solicitaram a relatoria e que o presidente da Câmara deverá consultar o STF antes de fazer a indicação.

Diante disso, Costa Neto e Cledo Vieira apresentaram a Celina Leão pedido para inclusão de emenda no PL 2442 no sentido da manutenção definitiva dos Quintos aos servidores, sem qualquer tipo de absorção futura, bem como para fazer gestões junto ao relator do PL 2441 (PJU) para que os pareceres adotem a mesma sistemática, considerando que são carreiras coirmãs. A deputada se comprometeu com o Sindjus a acolher no seu parecer o pedido sobre os Quintos e a solicitar ao relator da recomposição salarial dos servidores do Poder Judiciário o acatamento e inclusão da proposição no parecer do PL 2441.

Celina Leão esclareceu que até o momento as propostas enviadas de reajuste de 18% estão preservadas da forma como encaminhadas, pois dentro do orçamento previsto para o MPU e Poder Judiciário, e que não houve qualquer tipo de negociação ou interlocução para alteração. Afirmou ainda que a intenção é aprovar os projetos ainda esse ano.

Veto 51 (NS)

Os dirigentes do Sindjus pediram apoio a Celina Leão para atuar junto à bancada do PP na Câmara e no Senado para votarem pela derrubada do Veto 51 e confirmação da inclusão do NS em lei. A deputada relembrou a importância de sua atuação para aprovação da matéria na Câmara enquanto relatora do PL 3662/2021 e se comprometeu a envidar esforços pela derrubada do Veto 51. Na ocasião, a deputada ligou para o Senador Eduardo Gomes (PL/TO) para receber o Sindjus e também costurar apoio e condições favoráveis no senado pela derrubada do Veto 51.

Reenquadramento dos auxiliares

Os dirigentes solicitaram também o apoio da deputada para trabalhar junto ao relator do PL 2441 a inclusão de emenda contendo o reenquadramento dos auxiliares remanescentes, momento em que fizeram um histórico e defesa do pleito, esclarecendo a injustiça sofrida por esse seguimento da nossa carreira, e entregaram documento com minuta e justificação.

Celina Leão se comprometeu a atuar junto ao relator do PL 2441 de modo a acolher o pleito no seu parecer para inclusão no PL 2441 do reenquadramento dos auxiliares remanescentes.

Para o coordenador-geral do Sindjus Costa Neto, a reunião foi muito importante para apresentar à deputada as demandas da categoria e estabelecer um planejamento de ação para garantir a aprovação ainda esse ano da recomposição salarial dos servidores do MPU e PJU e inclusão de emendas garantindo o recebimento definitivo dos Quintos e o reenquadramento dos auxiliares.

Ao final da reunião, os dirigentes agradeceram à deputada por todo o apoio e empenho e a mesma se colocou inteiramente à disposição da categoria.

Fortaleça o seu Sindicato! Filie-se ao Sindjus!

🔥1.3 K Total de Visualizações