Sindjus participa de Seminário para discutir “nova agenda para a Reforma Administrativa

Nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, o Sindjus, representado pelos coordenadores-gerais Abdias Trajano e Chico Vaz, juntamente com os coordenadores Arlete Alves, Gisele Sérgio e Francisco Xavier, participaram de Seminário que abordou uma “Nova Agenda para a Reforma Administrativa”. O evento reuniu especialistas e representantes do governo para debater ideias inovadoras visando a reestruturação do sistema de carreiras no setor público.

Chico Vaz compartilhou suas percepções e destacou a importância da participação dos servidores públicos na construção de um sistema de carreiras mais justo e eficiente. “É fundamental que os servidores públicos tenham voz nesse processo de transformação. Estamos comprometidos em buscar soluções que beneficiem tanto os servidores quanto a população que depende dos serviços públicos,” disse Vaz.

Na cerimônia de abertura, Alison Souza, presidente do Sindilegis e diretor executivo do Instituto Servir Brasil, enfatizou a importância de apresentar alternativas aos parlamentares que estão debatendo a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, a qual busca transformar a administração pública. “A PEC não é um bom caminho, não é um bom ponto de partida. Nós temos que desconstruir essa PEC e construir uma nova proposta para que a gente possa recolocar a discussão sobre o serviço público dentro do Congresso Nacional,” declarou Alison.

Palestra Secretário
José Celso Cardoso Júnior, secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, integrou a mesa de debate do seminário. Ele ressaltou as características do sistema atual de carreiras no setor público federal, destacando “heterogeneidade, fragmentação estrutural, complexidade e desigualdades salariais”.

O secretário também delineou os caminhos a seguir para remodelar o cenário atual, propondo “criar um movimento de reestruturação do Sistema de Carreiras de forma gradativa e pactuada e instaurar uma dinâmica adaptativa rumo a uma Governança de Carreiras.”

Na oportunidade, o coordenador-geral do Sindjus indagou ao palestrante sobre a competição predatória entre órgãos da Administração Pública Federal e sindicatos/associações de servidores. “Essa prática deriva principalmente da falta de sensibilidade da Administração Pública Federal em reconhecer a importância e relevância dos diferentes cargos existentes, para a sustentabilidade da máquina pública, e consequentemente para a melhor prestação dos serviços à coletividade”, disse Chico Vaz.

Outro ponto abordado por José Celso, foi a necessidade da realização de concursos públicos para recrutamento de servidores. No momento, Chico Vaz pontuou que “concursos públicos são ferramentas imprescindíveis para o fortalecimento do Estado, mas, ao contrário disso, o que vemos é o crescente avanço da terceirização na Administração Pública, o que, além de precarizar a qualidade dos serviços, compromete inclusive a sua própria sobrevivência”, finalizou.

O evento, realizado em Brasília, contou com a presença de outros especialistas no tema, como o consultor em Gestão de Pessoas, Felipe Drumond, e a especialista em políticas públicas, Maria Isabel Araújo Rodrigues.

Sobre a Série de Seminários:

Este evento inaugural é o primeiro de uma série de seminários promovida pela Frente Servir Brasil em parceria com o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate). A série tem como objetivo discutir uma “Nova Agenda para a Reforma Administrativa” de forma completa e colaborativa, abordando diferentes aspectos do sistema de carreiras da administração pública federal. O propósito é reunir diversas perspectivas e ideias para aprimorar e modernizar o sistema de carreiras, visando maior eficiência e igualdade.

As próximas datas e temas dos seminários são:
• 21 de setembro: Desenvolvimento e desempenho de pessoas.
• 25 de outubro: Planejamento e dimensionamento da força de trabalho.
• 13 de dezembro: Modernização e consolidação da força de trabalho.

🔥160 Total de Visualizações