Tarde do 2º Encontro Nacional dos Técnicos do Poder Judiciário debateu estratégias de ação para aumentar direitos e avançar com o NS

Na tarde de sábado (7/10) do 2º Encontro Nacional dos Técnicos do Poder Judiciário, um dos principais temas em discussão foi a busca por soluções que visam ao avanço do NS, como a reposição das atuais perdas salariais e redução da atual disparidade salarial existente entre técnicos e analistas da categoria. Os participantes do evento se empenharam em analisar propostas concretas para corrigir essa distorção salarial, garantindo uma melhor remuneração para todos e que seja mais condizente com as atribuições de nível superior.

A primeira apresentação do dia ficou a cargo do técnico do Poder Judiciário Thiago Capistrano, que trouxe um estudo com o objetivo de apresentar a diferença salarial existente entre os cargos e demonstrar que o valor inicial do salário de analista é maior que o final de técnico, resultando em um fosso remuneratório significativo e que deve ser corrigido.

Thiago Capistrano propôs um cálculo com o objetivo de reduzir significativamente essa diferença e, ao mesmo tempo, proporcionar valorização da categoria. “A premissa principal da proposta é a diminuição da desigualdade remuneratória, que hoje se encontra por volta de 40% a menos para Técnicos Judiciários. O pleito, portanto, visa alcançar uma margem mais justa de diferença, por volta dos 15%, solucionando um impasse entre a corrente de Técnicos que defendem ganhar 100% do que o Analista Judiciário recebe, e dos Analistas que desejam aumentar a distância remuneratória, assumindo ganhos cada vez maiores”, declarou.

Além disso, o palestrante aproveitou a oportunidade para lançar a ideia de desenvolver uma proposta de gratificação de desempenho dos técnicos. Ele ressaltou a importância de apresentar essa proposta dentro de um percentual que seja considerado justo para a categoria. “Seria oportuno que nos posicionássemos com uma proposta que seja equitativa e reconheça o esforço e dedicação dos técnicos em suas funções”, destacou Capistrano.

Ainda durante a tarde do II Encontro, a servidora da Receita Federal, Sílvia Alencar Felismino, compartilhou estratégias para fortalecer direitos para os técnicos após a aprovação do NS. Ela abordou as estratégias parlamentares adotadas pelos técnicos da Receita Federal e identificou erros que podem prejudicar o avanço dessas melhorias.

Após Sílvia concluir sua exposição, a delegada sindical do Sindjus Patrícia Peres convidou a palestrante a se unir à categoria em outra causa relevante – a luta pela PEC das Mulheres, que atualmente está em fase de coleta de assinaturas na Câmara dos Deputados. O convite foi prontamente aceito pela servidora da Receita Federal, que se colocou à disposição para encampar mais essa luta.

O II Encontro dos Técnicos prosseguiu com debates significativos para a categoria.