Sindjus participa da posse da nova Procuradora-Chefe da 10ª Região do MPTDF/TO

No último dia 19 de outubro, Abdias Trajano, coordenador-geral do Sindjus, participou da solenidade de posse da nova Procuradora-Chefe da Regional da 10ª Região do Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (MPTDF/TO), a procuradora Paula Ávila, que assumiu o cargo para o biênio 2023-2025.

Para o coordenador-geral do Sindjus, a posse da Procuradora-Chefe marca um novo capítulo na missão do MPTDF/TO de proteger os direitos dos trabalhadores e garantir ambientes de trabalho justos e seguros. “Este é um momento importante não apenas para a Procuradoria, mas para todos nós que lutamos pela justiça e pelos direitos dos trabalhadores. A posse da Procuradora-Chefe Paula Ávila nos enche de esperança e reforça nossa crença na defesa dos direitos laborais. Desejamos a ela muito sucesso em sua gestão”, disse.

A solenidade aconteceu no Espaço Comunitário da Sede do MPT-DF, contando com a presença de diversos representantes da área jurídica, incluindo magistrados, subprocuradores, procuradores, secretários de Estado, líderes sindicais e membros da sociedade civil. A comunidade da Décima Região, onde a procuradora atuará, marcou presença expressiva no evento.

Dentre os presentes, também estiveram figuras notáveis, como o Procurador-Geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, a Vice-Procuradora-Geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, o Conselheiro Secretário do Conselho Superior do MPT e Subprocurador-Geral Fábio Leal Cardoso.

Em seu discurso de posse, Paula Ávila destacou a relevância do Ministério Público do Trabalho na promoção de justiça social, na luta contra irregularidades trabalhistas e na erradicação da discriminação no ambiente de trabalho. Ela enfatizou a responsabilidade da instituição em proteger crianças contra o trabalho infantil, combater a exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão e garantir o livre funcionamento de sindicatos legítimos. Paula Ávila enfatizou o compromisso do MPT em assegurar ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

A nova Procuradora-Chefe também reconheceu a importância da colaboração de sua equipe, mencionando a parceria com a nova vice-procuradora-chefe, Daniela Costa Marques, e prometendo que sua gestão será baseada no diálogo e na cooperação. “Membras, membros, servidoras, servidores, terceirizadas, terceirizados, estagiárias e estagiários; somos todos um Time. Confio e acredito na excelência do trabalho de cada um de vocês, que me ajudarão a gerir e tocar a Sede, em Brasília (DF), e as Procuradorias do Trabalho nos Municípios de Palmas (TO) e de Araguaína (TO).”

O Procurador-Geral do Trabalho, José de Lima Pereira, ressaltou os desafios enfrentados pelo mundo contemporâneo e a importância do MPT na busca por melhores condições de trabalho para os empregados. Ao concluir seu discurso, o procurador-geral elogiou a nova chefia do MPTDF/TO e afirmou: “A função de gerir a Instituição exigirá coragem para enfrentar os desafios, tranquilidade, maturidade e equilíbrio. Não tenho dúvidas de que isso, aliado à coerência, à felicidade e à seriedade, nos permite desenvolver nosso País. Parabenizo a nova chefia! Conte conosco nesses dois anos.”