Sindjus dá continuidade à campanha pela derrubada dos vetos 10 e 25

O Sindjus orienta a nossa categoria a manter o estado de mobilização em prol da derrubada dos vetos 10 (MPU) e 25 (PJU), de 2023, que podem ser pautados e apreciados na sessão do Congresso Nacional, que deve ocorrer a qualquer momento. Os coordenadores do Sindicato seguem trabalhando junto aos parlamentares para angariar os apoios necessários para que esses vetos, após três adiamentos consecutivos, finalmente sejam apreciados e rejeitados. O Sindjus tem conversado, inclusive, com líderes de blocos partidários e de partidos, para vencer a resistência que as matérias estão encontrando por parte do governo no Colégio de Líderes.

Importante recordar que os vetos 10 e 25 estavam pautados para as sessões dos dias 26 de outubro, 9 e 24 de novembro. No entanto, por falta de acordo entre as liderenças, a análise desses vetos foi adiada. E como a estratégia é ganhar mais tempo para pavimentar o caminho à derrubada dos vetos, o Sindjus vem desenvolvendo um trabalho incansável nos bastidores visando convencer o maior número possível de deputados e senadores a votarem pela rejeição desses vetos.

O Sindjus também conversou, recentemente, com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, com o presidente do TJDFT, desembargador Cruz Macedo, e com a secretária-geral do CNJ, a juíza Adriana Alves dos Santos, pedindo o apoio deles e a colaboração das respectivas assessorias parlamentares nas articulações políticas pela derrubada desses vetos, que asseguram direitos importantes para os servidores e ainda combatem a terceirização.

É importante derrubar o Veto 10 para garantir o NS para o cargo de Técnico do MPU e do CNMP, a essencialidade dos cargos do MPU, a não absorção dos Quintos no âmbito do MPU e a transformação do AQ recebido pelos técnicos do MPU e do CNMP em VPNI.

A derrubada do Veto 25 assegura a essencialidade dos cargos do Poder Judiciário da União, a não absorção dos Quintos no âmbito do PJU e a transformação do AQ recebido pelos técnicos do PJU em VPNI.

Portanto, o conjunto da nossa categoria se beneficia com a derrubada desses vetos. Estamos na reta final dessa batalha. Vamos unir forças e seguir pressionando os parlamentares pela restauração dos dispositivos que foram vetados.

Os servidores podem participar das mobilizações que o Sindjus tem realizado toda semana em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados e encaminhar cartas argumentativas produzidas pelo Sindicato para os emails dos parlamentares. Juntos, somos mais fortes.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.