Vitória: atuação combativa do Sindjus é coroada com a derrubada dos vetos 10 e 25/2023

Nesta quinta-feira (14/12), o Congresso Nacional, reunido em sessão conjunta, apreciou e derrubou os vetos 10 e 25, ambos de 2023. Trata-se de mais uma expressiva vitória para toda a nossa categoria que foi construída com muita luta, diálogo, estratégia e dedicação por parte do Sindjus, que trabalhou incansavelmente por esse resultado.

Desde setembro, o Sindjus foi o único Sindicato que se empenhou bravamente para realizar atos e mobilizações toda semana em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, bem como uma articulação política ampla e contínua, conversando com parlamentares e lideranças de todos os partidos.

Gostaríamos de agradecer, em especial, o apoio de dois grandes aliados e artífices dessa vitória – senador Izalci (PSDB-DF) e deputado Rafael Prudente (MDB-DF), que assumiram o compromisso com o Sindjus de dialogar com todas as lideranças e com o presidente do Congresso Nacional Rodrigo Pacheco objetivando defender a derrubada dos vetos, e trabalharam ao nosso lado com muita dedicação por isso. Aos dois o nosso reconhecimento.

Além das negociações dentro do Congresso Nacional, a Diretoria do Sindjus pediu, pessoalmente, o apoio do presidente do STF e do CNJ, ministro Barroso, do PGR Augusto Aras, do presidente do TJDFT, desembargador Cruz Macedo, do presidente do TRE-DF, desembargador Belinatti, entre outros, e também tratou desse tema com diretores e secretários gerais do PJU e MPU.

O Sindjus foi pioneiro em levar faixas para frente da Câmara dos Deputados pedindo a derrubada dos vetos 10 e 25. Com muita responsabilidade e bravura, a Diretoria do nosso Sindicato arregaçou as mangas e assumiu o protagonismo de mais essa batalha, pois sabia o quanto ela significava para os servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União.

Analistas, técnicos e auxiliares vão se beneficiar com essa derrubada dos vetos, pois a essencialidade dos cargos efetivos do PJU e MPU está garantida e isso vai fortalecer em muito a nossa carreira. Também garantimos a não absorção dos Quintos, colocando fim aos prejuízos dos colegas de todo o país que injustamente estavam tendo os Quintos absorvidos pela parcela do reajuste.

Outra conquista importante foi o NS para os técnicos do MPU. Uma conquista histórica. Agora, o NS é uma realidade tanto no PJU quanto no MPU. E ainda asseguramos, com a derrubada desses vetos, a transformação do AQ recebido pelos técnicos em VPNI. Como se pode observar, trata-se de um leque de conquistas que garante direitos para os servidores e engrandece a nossa categoria.

“Valeu a pena ter lutado. Valeu a pena ter acreditado. Valeu a pena ter insistido. O Sindjus não recuou em momento algum. Tivemos uma atuação forte pela aprovação dos PLs 2342 e 2969, de 2022. Lutamos na presidência da República para que esses projetos não fossem vetados. E, quando os vetos vieram, fomos ao Congresso Nacional dispostos a derrubá-los. Somos o Sindicato do diálogo e fizemos inúmeras reuniões com parlamentares e autoridades do PJU e MPU. Entregamos Cartas, memoriais e Notas Técnicas em defesa da derrubada dos vetos. Somos o Sindicato da mobilização e realizamos diversos atos e mobilizações no anexo II da Câmara dos Deputados ao longo desses últimos meses. Essa vitória é fruto da nossa atuação estratégica e aguerrida. Somos, cada vez mais, respeitados e o nosso trabalho e representatividade reconhecidos no âmbito do Congresso Nacional. O Sindjus se consolida a cada batalha como um Sindicato de credibilidade e resultados. Gratidão aos delegados sindicais e servidores que atenderam ao chamado do Sindjus e a todos os que nos ajudaram. E parabéns à categoria por mais essas conquistas que vão entrar para a nossa galeria de vitórias”, afirmou Costa Neto, coordenador-geral do Sindjus.

O Sindjus continuará atento e atuando pela efetivação das conquistas que obtivemos hoje com as derrubadas dos vetos 10 e 25. A vitória é nossa, mas o trabalho continua.

Vamos em frente!

🔥4.1 K Total de Visualizações