Sindjus e ASMPF se reúnem com senador Izalci para tratar da Polícia Judicial e da Polícia do MPU

Nesta segunda-feira (11/03), Sindjus e ASMPF se reuniram com o senador Izalci Lucas (PSDB/DF), em seu gabinete, no Senado Federal, para tratar da pauta dos Policiais Judiciais e dos Policiais do Ministério Público da União. Os coordenadores do Sindjus Costa Neto, Igor Mariano, Gilson Teodoro e Eiraldo Pimenta e o diretor do Núcleo de Polícia Institucional da ASMPF, Thiago Medeiros, participaram da reunião.

Os representantes do Sindjus e da ASMPF começaram a reunião agradecendo ao senador Izalci pela emenda apresentada ao PL 5046/2023, que tramita na CCJ e altera a Lei 10.826, de 22 de dezembro de 2003, fazendo a adequação necessária ao porte de arma de fogo dos policiais penais, para incluir no texto os Policiais Judiciais e os Policiais do Ministério Público da União, atualizando a previsão das referidas categorias junto à Lei 10.826/2003.

Também foi tratado do apoio do senador ao PL 2447/22, que trata da regulamentação da Polícia Judicial, levando os avanços da Resolução CNJ 344/2020 à Lei 11.416/2006, que rege a carreira dos servidores do PJU. Depois de passar pela Comissão de Administração e Serviço Público, o projeto se encontra atualmente na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. “Embora o projeto ainda esteja na Câmara, o senador Izalci pode ajudar nas articulações políticas, como tem feito em outras demandas apresentadas pelo Sindjus. Trata-se de uma parceria forte e exitosa, que tem trazido muitos benefícios à nossa categoria”, afirmou Costa Neto, que é coordenador-geral do Sindjus.

Os dirigentes também solicitaram o empenho do senador Izalci ao futuro PL de regulamentação da Polícia do MPU, que deverá ser encaminhado em breve ao Congresso Nacional.

“A normatização é um passo fundamental para conferir maior segurança jurídica à atuação dos profissionais das Polícias Judicial e do MPU. O principal objetivo do Sindjus foi levar ao senador Izalci conhecimento sobre a estratégia global da Polícia Judicial e da Polícia do MPU e reforçar o seu apoio para as demandas da categoria”, afirmou Igor Mariano, que é coordenador de Assuntos Jurídicos do Sindjus e diretor do Departamento de Segurança Institucional do Poder Judiciário.

Thiago Medeiros, que é Diretor do Núcleo de Polícia Institucional da ASMPF, agradeceu ao senador Izalci todo o apoio às Polícias do MPU e Judicial e informou que: “no dia 1º de março, a ASMPF promoveu, com participação do Sindjus, o I Encontro da Polícia do Ministério Público da União, no auditório da sede da Procuradoria Geral da República, com a presença de diversas autoridades dos ramos do MPU, incluindo o PGR Paulo Gonet e o Secretário de Polícia do Ministério Público da União, Alcides Martins, e que, na oportunidade, Gonet elogiou o trabalho realizado pelos agentes de polícia do MPU.”

O senador Izalci ouviu com muita atenção os pontos apresentados pelo sindicato e pela associação e reforçou o compromisso firmado com o Sindjus e a ASMPF de seguir ajudando e colaborando para a efetivação dessas pautas e de outras importantes demandas que convergem para o fortalecimento da nossa categoria.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.