21 de Março: Dia Internacional para Eliminação da Discriminação Racial

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial é lembrado neste 21 de março. A data foi instituída em referência ao trágico protesto contra a Lei do Passe, em Joanesburgo, na África do Sul, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Mais de 20 mil pessoas participavam da manifestação pacífica quando a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos. A tragédia levou à ONU proclamar, em meados de 1963, a Declaração sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial em todo mundo.

Em sensibilidade à luta e em busca de fomentar a defesa da dignidade da pessoa humana, o Sindjus reforça a necessidade de eliminação imediata da discriminação racial no Brasil e no mundo. Para isso, o Sindjus defende a adoção de medidas nacionais e internacionais que vão desde ampliação de meios educacionais e de conscientização a políticas públicas que visem o combate às práticas racistas em todas as esferas da sociedade.

O coordenador de Assuntos Jurídicos do Sindjus, Cledo Vieira, reforça que esta é uma data que exige reflexão e reconhecimento de um chamado imprescindível à ação por todas as esferas sociais. “Lamentavelmente o racismo ainda continua arraigado em instituições, estruturas sociais e no cotidiano de toda a sociedade. Vai além da desigualdade social e atinge todas as classes. Nós servidores, como agentes públicos, lutamos contra isso e estamos empenhados em eliminar essa abjeta prática”, classifica.

Ao analisar a conjectura do racismo na sociedade, Cledo Vieira faz um alerta. “O ódio racial é um dos maiores condutores de injustiças e um dos principais fatores que geram casos de violência. Ações afirmativas podem contribuir para erradicar a prática da intolerância. É hora de olharmos o cenário atual e buscarmos ações que levem à promoção do respeito, da igualdade e da dignidade”, pontuou.

Nós do Sindjus queremos convidar a todos os servidores públicos do Poder Judiciário e do MPU para uma reflexão sobre a data, especialmente no que tange ao significado que ela representa, para que, juntos, possamos nos perguntar como podemos contribuir para mudar essa realidade. Ciente da responsabilidade de se engajar nesta luta, o Sindjus disponibiliza equipe com atendimento jurídico aos servidores filiados, no qual oferece orientações pautadas nos esforços pela luta contra discriminação.

O enfrentamento contra o racismo é uma luta de todos! Vamos juntos em busca da eliminação da discriminação racial!

Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.