Abril Verde: Sindjus apoia o combate e prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

Durante este mês, celebramos o Abril Verde que é uma campanha nacional em alusão Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho (28 de abril). A ação reforça a importância de se prevenir contra os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O Sindjus apoia o movimento e chama atenção para a conscientização e sensibilização dos gestores, a fim de que sejam aplicadas políticas e práticas que garantam um ambiente de trabalho mais seguro e saudável nos órgãos públicos.

Recentemente, o Ministério da Saúde atualizou a lista de doenças relacionadas ao trabalho após o advento da pandemia da Covid-19. Foram incorporados 165 novas patologias entre elas as que causam danos à integridade física ou mental do trabalhador por causa do vírus. O problema já havia sido levantado pelo Sindjus, em 2022, durante audiência pública promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) com o seguinte tema: “Incremento das Notificações de Acidente de Trabalho: CAT e Sinan”.

À época o Coordenador-Geral, Chico Vaz, observou que, principalmente com o advento da pandemia, era comum o filiado procurar o sindicato informando que contraiu a Covid 19 no ambiente de trabalho e alertou quanto à situação de vulnerabilidade dos servidores. O dirigente também alertou para a possibilidade de serem incluídas em lei, as sequelas decorrentes da Covid-19, no rol de doenças que poderiam reduzir o tempo de aposentadoria ou que pudessem levar trabalhador a se aposentar.

Chico Vaz também lembrou os casos de assédio moral no Serviço Público, inclusive no âmbito dos tribunais e do Ministério Público; observou a dificuldade que as entidades representativas têm em intervir na defesa do servidor, nesses casos, e pediu aos procuradores que se debruçassem sobre essa questão da prevenção e combate ao assédio moral. À época a procuradora Informou que o MP tem atuado nessa questão em conjunto com o Sindjus, que tambem pode acionar o MP nos casos que surgirem no sindicato.

Neste Abril Verde, o Sindjus reafirma o compromisso com os filiados no combate e na prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Lembramos que caso o filiado seja vítima de algum dano físico ou psicológico, o sindicato possui amparo para representar os filiados do PJU e MPU, junto aos órgãos de direito.

Conte conosco na luta contra os acidentes e as doenças relacionadas ao trabalho.

Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.