Sindjus prestigiou posse da nova Administração do TJDFT, que tem o desembargador Waldir Leôncio como Presidente

Os coordenadores-gerais do Sindjus Costa Neto, Abdias Trajano e Francisco Vaz prestigiaram, nesta segunda-feira (22/04), a sessão solene do Tribunal Pleno do TJDFT que deu posse à nova Administração do Tribunal, biênio 2024-2026, com o desembargador Waldir Leôncio Lopes Júnior como Presidente do TJDFT, acompanhado pelo desembargador Roberval Casemiro Belinati, como 1° Vice-Presidente; o desembargador Angelo Canducci Passareli, ocupando a 2° Vice-Presidência do órgão; e o desembargador Mario-Zam Belmiro Rosa, no cargo de Corregedor de Justiça do Distrito Federal.
Em sua despedida do cargo de Presidente do TJDFT, o desembargador Cruz Macedo relembrou o desafio de manter a metas de produtividade e qualidade do serviço prestado pelo tribunal, que já recebeu por cinco vezes o selo diamante concedido pelo CNJ, em meio às adversidades do cenário de pandemia. “Há dois anos, estávamos tomando posse no auditório Sepúlveda Pertence, de máscara, e agora, estamos no Palacinho”.
Cruz Macedo destacou a ampliação do número de servidores e de funções comissionadas como um dos méritos de sua gestão.
Em seu discurso, o novo Presidente do TJDFT afirmou seu compromisso com uma prestação jurisdicional de excelência e apresentou alguns projetos que devem ser implementados, com destaque para o aperfeiçoamento do Processo Judicial eletrônico (PJe) de segunda instância, o uso da inteligência artificial para superar o congestionamento das pautas e a capacitação de magistrados(as) e servidores(as).
Quer as unidades judiciárias estejam equipadas com a mais avançada tecnologia, incluindo a Inteligência Artificial, e que as pessoas estejam preparadas para extrair todo potencial dessa tecnologia para garantir serviços digitais de qualidade
Enfatizou a importância de se focar na capacitação continuada de magistrados e servidores, na comunicação eficaz, na gestão de pessoas e na promoção da inovação.
Falou ainda sobre a adoção de medidas para fortalecer a autonomia dos gabinetes de desembargadores em relação a seus auxiliares, servidores e terceirizados.
Waldir Leôncio também adiantou que varas que estão funcionando no Fórum Júlio Fabrini Mirabete serão transferidas para o Bloco B do Fórum de Brasília e para o prédio da antiga Vara da Infância e da Juventude. Explicou que essa transferência trará mais segurança para magistrados, servidores, integrantes do Ministério Público, advogados e cidadãos e economia para o tribunal.
Ao final, o novo Presidente afirmou que temos todos uma missão: fazer justiça.
A cerimônia de posse contou com as ilustres presenças do governador do DF, Ibaneis Rocha, do Presidente do TST ministro Lelio Bentes, do presidente da CLDF, Wellington Luiz, do presidente da OABF, Délio Lins e Silva Júnior, dentre outras autoridades dos Três Poderes.
O Sindjus parabeniza o novo Presidente do TJDFT, Waldir Leôncio, bem como toda a nova Administração do Tribunal que foi empossada nesta segunda-feira (22/04), fazendo votos de que seja muito bem-sucedida em sua missão. O Sindicato vai, dentro em breve, reunir-se com os integrantes da nova gestão para apresentar o Sindicato e a pauta dos servidores, no intuito de realizar um trabalho conjunto em prol do fortalecimento do tribunal e da valorização dos servidores.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.