C&D debate Raposa Serra do Sol

Você, nas últimas semanas, ouviu e leu muito a respeito da Terra Indígena Raposa Serra do Sol. No entanto, o caderno C&D produzido pela Faculdade de Direito da UnB, com apoio do Sindjus, trata deste tema em sua edição de julho de uma forma que você ainda não viu. Com um mergulho profundo sobre essa temática, o grupo de pesquisa Sociedade, Tempo e Direito faz uma análise crítica sobre a diversidade social, o racismo contra os povos indígenas, o debate no STF e a inserção destes povos nos Direitos Humanos.

O caderno se vale do material do Seminário “Povos Indígenas, Estado e Soberania Nacional” promovido pelo Observatório C&D, realizado no dia 28 de maio de 2008, em Brasília. Este seminário lançou um abaixo-assinado (reproduzido nesta edição) em defesa da demarcação do território indígena em questão, que contou com 2.648 assinaturas até o dia 30 de julho.

Fazendo uso da pluralidade que lhe é característica, o C&D aborda outros assuntos de igual relevância, como os 10 anos do Tribunal Penal Internacional, o direito à consulta prévia e a espetacularização de operações policiais e abuso de autoridade. O professor José Geraldo de Sousa Júnior, nosso colaborador ativo, entrevista o constitucionalista português J.J. Gomes Canotilho. Ele é o formulador da tese “constituição dirigente”.

O Sindjus privilegia informação de qualidade para seus filiados. Por isso, é parceiro deste caderno. Para acessar esta e outras edições do C&D, clique aqui.

🔥26 Total de Visualizações