Psicólogos discutem atuação da mídia nacional

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) pretende contribuir para a discussão sobre a mídia nacional, desvendar os mistérios que escondem a verdadeira face e os interesses dos veículos de comunicação. Para isso, promove entre os dias 23 e 25 de julho, em Brasília, o “Seminário preparatório para a Conferência Nacional de Comunicação: Contribuições da Psicologia”.

Os psicólogos do Judiciário estão convidados a contribuir com este debate. Hoje o Sindjus, várias entidades e movimentos sociais estão lutando pela realização da Conferência Distrital de comunicação, para ampliar a discussão sobre a mídia, reunir propostas e sugestões de toda a sociedade, dos movimentos engajados e levá-las para a I Conferência Nacional de Comunicação.

O Conselho Federal e Regionais de Psicologia tem grande interesse e luta pelo controle social da mídia, instrumento essencial para promoção de uma comunicação democrática no Brasil. Os meios de comunicação pautam o diálogo no relacionamento das pessoas, o Sistema Conselhos de Psicologia julga necessário um controle rigoroso desses veículos por parte da sociedade.

O principal objetivo do Seminário é preparar psicólogos para atuarem como delegados nas etapas da Conferência e também fortalecer e embasar as discussões de conteúdo na mesma. Os interessados poderão se inscrever neste link: http://comunica.pol.org.br. Confira a programação abaixo:

23 de julho

19h Mesa de Abertura: Conferências e Políticas Públicas

Conferências e Definição de Políticas Públicas

• Gerson Luiz de Almeida Silva – Sociólogo

Representante do Governo – Secretário Nacional de Articulação Social

Atuação do Movimento Social no Processo de Convocação da I Confecom

• Berenice Mendes – Diretora de cinema, vídeo e TV. Doutoranda em “Cultura Audiovisual e Mídia”. Professora titular do Curso de Graduação em Cinema da Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Membro da executiva nacional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). Membro da Comissão organizadora da I CONFECOM

A Psicologia e a Democratização da Comunicação

• Humberto Verona – Presidente do Conselho Federal de Psicologia

24 de julho

8h30 Mesa Pelo fim da Publicidade Dirigida às Crianças

• Wanda Jorge – Jornalista, editora das revistas Ciência e Cultura e Inovação produzidas pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da UNICAMP

• Isabella Henriques – Mestra em Direito pela PUC-SP e coordenadora do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana

• Inês Vitorino – Cientista Social, mestre em Sociologia e doutora em Ciências Sociais; é professora adjunta da Universidade Federal do Ceará. Membro do Conselho Editorial da Revista – Fronteiras – Estudos Midiáticos e parecerista da Revista – Comunicação e Espaço Público (UnB)

• Ricardo Moretzshon – Psicólogo, ex-representante do Conselho Federal de Psicologia no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional. Membro da Coordenação Executiva da Campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania”

9h30 Debate

10h Mesa Pelo Fim da Publicidade de Bebidas Alcoólicas

• Alan Vendrame – Advogado e Mestre em Ciências da Saúde, principal autor do documento, “O estudo vem desfazer o mito da indústria das bebidas alcoólicas de que a publicidade serve apenas para fidelizar a marca”

• Marise Ramôa – Psicóloga com especialização em Psicanálise e Psiquiatria Social, doutorado em Psicologia Clínica, supervisora e psicóloga da Escola de Educação Especial Tupambaé, Cooperativa Educacional Integrada Tupambaé, psicóloga do Consultório Particular, psicóloga clínica da Caps Ad NEPAD/UERJ e supervisora clínico/institucional do Caps Ad de Paracambi

• Edgar Rebouças – Jornalista, mestre em Sciences de l´Information et de la Communication – Université Grenoble 3 e doutor em Comunicação Social. É professor da Universidade Federal do Espírito Santo

11h Debate

11h30 Rodas de Conversa

Temas:

-Publicidade Dirigida às Crianças

– Publicidade de Bebidas Alcoólicas

13h Almoço

14h Mesa Exploração na Mídia das Imagens da Mulher, do Homem, das Crianças e Adolescentes

• Maria de Fátima Nassif – Psicóloga, mestre em Psicologia Social, Grupo de Pesquisa “Mídia e Cultura no Século XXI” da Universidade Paulista e articuladora do Fórum pela Democratização da Comunicação de São Paulo

• Marisa Sanabria – Psicóloga, mestre em Filosofia. Membro da Academia Feminina Mineira de Letras e diretora Cultural Brasil-Espanha. Pesquisadora e especialista do tema do feminino. Diretora da Clínica do Feminino

• Cynthia Semíramis Machado Vianna – Advogada, mestre em Direito. Professora do curso de Comunicação Social da UFMG com experiência na área de Direito, ênfase em Direitos Humanos, atuando nos temas de direitos das mulheres, mídia e liberdade de expressão

15h Debate

15h30 Mesa Controle Social da Mídia

• Marcos Ferreira – Psicólogo, doutor em Psicologia Social. Foi presidente da ABEP e participou da organização de inúmeras fontes de informação da psicologia no Brasil, incluindo a concepção e produção da Biblioteca Virtual da Psicologia (www.bvs-psi.org.br), e da Biblioteca Virtual Latino-americana de Psicologia

• Murilo Ramos – Jornalista, doutor em Comunicação pela School of Journalism, da University of Missouri (EUA). Professor na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), onde coordena o Laboratório de Políticas de Comunicação

• Noely Godoy – Psicóloga, mestre em Psicologia e Estudo das Subjetividades pela Universidade Federal Fluminense, Conselheira pelo CRP 05 (RJ) responsável pelo GT Psicologia e Mídia. Membro da Comissão Estadual Rio Pró Conferência de Comunicação.

16h30 Debate

17h Mesa Mídia e Trânsito

• Nazareno Affonso – Arquiteto e urbanista da mobilidade, mestre em Estruturas Ambientais Urbanas, coordenador nacional do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos, coordenador do escritório da Associação Nacional de Transportes Públicos, diretor do Instituto Mobilidade Sustentável Rua Viva

• Ricardo Moretzshon – Psicólogo, ex-representante do Conselho Federal de Psicologia no Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, Membro da Coordenação Executiva da Campanha “Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania”

• Luis Antonio Batista – Doutor em Psicologia Social, Pós-Doutorado na Faculdade de Sociologia da Universidade de Roma “La Sapienza”. Professor da Universidade Federal Fluminense. Atualmente tem como linha de pesquisa os estudos sobre as políticas da subjetividade, atuando principalmente nos seguintes temas: experiência urbana e subjetividade no contemporâneo e a formação do psicólogo

18h Debate

18h30 Rodas de Conversa

Temas:

– A Exploração na Mídia das Imagens da Mulher, do Homem, das Crianças e Adolescentes

– O Controle Social da Mídia

– A Mídia e o Trânsito

25 de julho

8h30 Mesa Conjuntura, Táticas e Parcerias para a Conferência Nacional de Comunicação

• Juliano de Carvalho – Jornalista, doutor em ComunicaçãoSocial, mestre em Ciência Política, vice-coordenador do Curso de Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Membro do Conselho Deliberativo do FNDC

• Roseli Goffmann – Psicóloga clínica, especialista em Gestão de Empresa, consultora em Análise Institucional, Desenvolvimento e Gestão de Projetos. Conselheira do CFP responsável pela área de Comunicação e representante da entidade no FNDC. Membro da Comissão Organizadora do I CONFECOM

• Venício Lima – Jornalista, publicitário, sociólogo, professor-titular de Ciência Política e Comunicação da Universidade de Brasília; fundador e primeiro coordenador do Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da UnB

9h30 Debate

10h30 Debate e Encaminhamentos

13h Encerramento

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