Dirigente cutista recebe título de cidadão honorário

O secretário de Organização e Política Sindical da CUT Nacional, Jacy Afonso de Melo, receberá, no dia 30 de setembro, título de cidadão honorário. A atividade será às 19h, no Teatro dos Bancários de Brasília (314/315 SUL).

A iniciativa foi tomada pela deputada distrital Rejane Pitanga (PT) que, através da homenagem, parabeniza o líder sindical, um dos ícones da história da CUT.

Breve biografia

Jacy Afonso de Melo nasceu em João Pinheiro, Minas Gerais, em 04 de outubro de 1961.
Casado, pai de dois filhos, se formou em Administração de Empresas. Em 1977, foi admitido no Banco do Brasil através de concurso público na função de Office boy, assumindo em 1980 a função de escriturário novamente concursado.

Sua atuação política no Distrito Federal inclui a chefia do gabinete do deputado Luiz Gushiken na Constituinte em 1987 e os cargos de administrador regional de Santa Maria e secretário adjunto de governo na gestão de Cristovam Buarque no período de 1995 a 1998.

Em 1984, foi um dos coordenadores da Campanha das Diretas Já no DF e, mais tarde, no cargo de presidente da CUT DF, foi um dos líderes do Movimento Ética na Política, que culminou no impeachment do presidente Collor.

Sua vida política é marcada por uma forte atuação no movimento sindical, defendendo os interesses da classe trabalhadora através do sindicato dos bancários de Brasília, que presidiu no período de 2004 a 2007.

Na CUT Distrito Federal, exerceu vários cargos, inclusive a presidência no período de 1991 a 1994. Na CUT Nacional, exerceu, no período de 2003 a 2009, dois mandatos consecutivos na Secretaria de Administração e Finanças, assumindo recentemente a Secretaria de Organização para o mandato de 2009 a 2012. Atualmente, além de secretário de organização da CUT, é membro do Conselho Curador FGTS, do Comitê Gestor do Fundo de Investimentos do FGTS, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Fonte: CUT-DF, com CUT Nacional