Sindjus participa de seminário internacional sobre dívida pública

O Sindjus tem participado do seminário “O Sistema da Dívida na Conjuntura Nacional e Internacional”, realizado em Brasília, nos dias 11 a 13 de novembro, debatendo os mecanismos que geram dívidas “públicas” e consequências do endividamento público. O debate iniciado em uma audiência pública no Senado Federal se estendeu para o Auditório da Reitoria da UnB.

A coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, questionou o fato da dívida, que tanto influencia o modelo econômico, ser uma caixa preta, pois os brasileiros não sabem o que efetivamente estão pagando. Indagou também o fato de não haver qualquer contrapartida real para esta dívida.

Para o Sindjus, o Orçamento Federal para 2014 ao contrário de destinar R$ 1,002 TRILHÃO para pagamento dos juros e amortizações da dívida pública deveria investir na valorização do serviço público, com reajustes dignos e condições de trabalho adequadas.

Encerramento

Nesta quarta (13), ocorrerá a palestra de encerramento “Enfrentando o Sistema da Dívida: Auditoria realizada pelo Equador”, na Embaixada do Equador. O país realizou recentemente uma auditoria de sua dívida, que possibilitou a redução de cerca de 70% de sua dívida em títulos (bônus global). O Sindjus vai marcar presença.