Comando de Mobilização constrói calendário de luta

Reunidos no Hotel Nacional, na tarde desta terça-feira (20), os integrantes do Comando de Mobilização (Direção + Comando de Greve + Delegados Sindicais), debateram a atual conjuntura dos servidores do Poder Judiciário e do MPU e decidiram construir uma agenda de luta visando à inclusão dos recursos necessários à viabilização dos PLs 7919 e 7920 no PLOA.

Na abertura da reunião, o coordenador-geral Jailton Assis explicou que a política de reajuste linear aplicada pelo governo Dilma Rousseff só aumenta o abismo salarial existente entre os servidores do Judiciário/MPU com carreiras análogas, uma vez que vem tratando de forma igual os desiguais. Isso porque enquanto nossa categoria ficou fora da política de reajuste de 2006 pra cá, carreiras do Executivo e Legislativo foram contempladas.

Jailton defendeu a data base, mas afirmou que é necessário antes haver uma política de recomposição salarial, pois não cabe aos servidores do Poder Judiciário/MPU a perpetuação dessa injustiça. Para isso, conclamou todos os servidores à mobilização.
A Direção expôs que ainda há chance desses recursos serem viabilizados e que todos devem trabalhar por isso, pois o calendário orçamentário de 2014 não acabou e ainda não fechamos esse ciclo de luta. Os integrantes do Comando entenderam que é momento de pressão, de chamar os colegas à luta porque a caminhada até aqui não foi e não pode ser em vão.

Ato do dia 2

Houve consenso em mobilizar a categoria para fazer um grande ato no dia 2, durante a solenidade de abertura do Ano Judiciário de 2015, na qual estarão presentes os chefes dos Três Poderes. O coordenador Jailton deu o mote do ato “Enquanto os magistrados e procuradores recebem reajuste, auxílio moradia e gratificação, a presidenta da República e seus ministros, bem como parlamentares receberam reajutes, os servidores dançam”.

O Comando aprovou um calendário de mobilização para a próxima semana incluindo paralisações de uma hora, arrastões, atividades culturais… Segundo a coordenadora Sheila Tinoco, os servidores da primeira instância têm cobrado a participação dos tribunais superiores. Por isso, haverá um trabalho concentrado feito nos Tribunais Superiores, no TJDFT Sede e na Justiça Federal na próxima semana com objetivo de levar muitos servidores ao ato.

De 27 a 29, haverá uma série de atividades de mobilização na Justiça Federal, nos Tribunais Superiores e no TJDFT/MPDFT. Os servidores também aprovaram a produção de uma carta convocando a categoria para a luta, um boletim resgatando a trajetória em prol do Reajuste Para Todos e materiais que traduzam o sentimento de indignação da categoria.

Também foi construída a ideia de acampamento em frente às residências do presidente e demais ministros do STF, de Janot, de Dilma, do presidente da CCJC da Câmara, no intuito de intensificar a pressão.

Correção dos Auxílios

O Sindjus informou que trabalha junto às administrações de todos os tribunais e ramos do MPU a correção dos auxílios creche e alimentação segundo o IPCA de 2014, inclusive com retroativo a janeiro. De acordo com Jailton o valor é pequeno, mas é nosso e precisamos ir buscar.

Ação dos 13,23%

A Direção explicou que durante a conversa com o presidente Lewandowski cobrou que os 13,23% conquistados para os servidores da Justiça do Trabalho sejam concedidos a todos os servidores do Judiciário. Os coordenadores informam que há diversas estratégias para obter essa conquista, mas que o melhor caminho é o STF estendendo esse percentual aos seus servidores.

No entanto, frisou que o próprio Lewandowski afirmou que se isso for feito antes da votação da LOA pode atrapalhar as negociações pelo PL 7920. A Direção afirma que os Pls e os 13,23% podem ser conquistados sem haver necessidade de escolher entre um e outro, mas que no momento é necessário focar a aprovação dos PLs 7920 e 7919.

O Comando de Mobilização entendeu que tal estratégia é correta e se comprometeu a unir esforços para trazer a categoria à luta.