Assembleia extraordinária aprova manutenção do antigo escritório de advocacia

O Sindjus-DF realizou na última quarta-feira (24), na Praça dos Tribunais, assembleia geral extraordinária bastante disputada e que debateu diversos pontos polêmicos. Atendendo a uma demanda da base, que circulou abaixo-assinado nos órgãos do Judiciário Federal e MPU, a assembleia contou com a presença de 131 filiados, conforme lista de presença.

Considerando que a iniciativa de realizar a assembleia partiu da própria base, os filiados presentes aprovaram, por maioria, que a direção do Sindjus-DF se retirasse da condução dos trabalhos e que a mesa fosse composta por servidores indicados naquele momento. Com isso, conduziram os trabalhos White Vilela, Adriana Faria e Gerardo Alves, sendo esses dois últimos coordenadores da Fenajufe. Além disso, houve a votação para que a pauta da assembleia fosse a mesma prevista no abaixo assinado, diferente do edital divulgado pelo Sindjus.

O tema que gerou mais debate e que motivou a reivindicação dos servidores da base foi o referente ao escritório que presta assessoria jurídica para o sindicato.

O coordenadores-gerais Júnior Alves e Eugênia Lacerda ressaltaram que a competência para firmar contratos é da Coordenação Geral, após a aprovação da Diretoria Colegiada. Servidores também enfatizaram que o estatuto estava sendo desrespeitado, mas deu-se continuidade às deliberações questionadas.

Após intenso embate e muitas divergências, foi aprovada a manutenção do contrato com o escritório Ibaneis Advocacia e Consultoria. Vale ressaltar que alguns diretores enfatizaram que este ponto não poderia ser avaliado, pois o contrato com o referido escritório de advocacia já havia sido rescindido e que era impossível manter algo que já estava extinto.

Fonte: Alexandre Ferraz

Além desse, outros pontos foram aprovados. Ao final, já com a Praça dos Tribunais esvaziada, a assembleia debateu assuntos de caráter administrativo do sindicato. Os servidores presentes aprovaram remeter para o 7º Congresso do Sindjus o debate sobre regras que irão nortear a contratação e demissão de funcionários do sindicato. Até lá, o sindicato também não poderá demitir funcionários com estabilidade no emprego.

Também ficou para ser debatido no congresso o ponto da pauta referente à liberação sindical e à jornada de diretor do sindicato, ponto que também foi destacado por constar de forma genérica na pauta que foi aprovada.

Outros assuntos
A assembleia também incluiu na pauta um ponto sobre outros assuntos de interesse da categoria, o que foi questionado por alguns dirigentes, que consideraram o tema bastante genérico para ser tratado naquela assembleia, sem uma definição prévia do que seriam esses pontos. No entanto, a maioria entendeu que o item deveria ser mantido e, com isso, outros assuntos puderam ser incluídos no momento.

Entre esses se destaca o que tratava da anulação da reunião da diretoria do Sindjus do dia 8 de agosto deste ano. A assembleia aprovou anular as deliberações desta reunião, que debateu e aprovou temas como: eleição de delegados sindicais de base e congresso do Sindjus; liberação de mais um diretor; saída de funcionários do Sindjus sem autorização prévia; lotação e atribuições de funcionária; interesse de servidores em ações judiciais; festa junina/julina do Cefis; abono/ausência de funcionários do Sindjus; definição prévia de pauta da reunião de diretoria; pagamento de serviços fotográficos de eventos no Cefis; ratificação da rescisão contratual do escritório Ibaneis Advocacia e Consultoria e contratação do escritório de advocacia Fonseca Melo e Britto Advogados; resposta a matéria do jornal Correio Braziliense; confecção e elaboração do novo portal e novo logo do sindicato; gastos com manutenção do Cefis e compra de computador para substituir servidor danificado.

Pela assembleia, a partir de agora as reuniões da diretoria colegiada serão gravadas e transmitidas ao vivo. Foi aprovado também que o filiado que estiver presente nas reuniões e que quiser opinar terá direito a falar durante a discussão da pauta.